Blog do Navarro

Análises e notícias do São Paulo F.C.

Proporcionalmente, torcida são-paulina tem a segunda melhor presença de público da capital paulista. SCCP tem a pior*

Um dos grandes mitos que reina no futebol diz respeito à presença de público das torcidas. A torcida do SCCP, por exemplo, é considerada por grande parte da imprensa e da opinião pública como uma das que tem maior presença no estádio.

Contudo, essa visão cai por terra ao ser confrontada com dados devidamente analisados. Um dos maiores erros de metodologia consiste em não considerar a proporção das torcidas, mas apenas a média de público, isoladamente.

Vejam o seguinte exemplo: um time A tem um total de 1.000 torcedores com uma média de público de 100 torcedores por jogo e um time B tem um total de 5.000 torcedores com uma média de público de 200 torcedores por jogo. Aparentemente, poderia se dizer que a torcida do time B tem muito mais presença  (o dobro) que a torcida do time A.

Contudo, ao observarmos a proporção dessas médias de público com o tamanho das torcidas, a conclusão é outra: enquanto 10% da torcida do time A frequenta o estádio, apenas 4% do time B apóia a equipe. Logo, a torcida do time A tem um índice de frequência no estádio melhor que a do time B.

Para aplicar esse raciocínio ao futebol paulista, vamos considerar as médias de públicos do campeonato brasileiro de 2003 a 2010 (com um longo período, evita-se a influência indevida de fatores excepcionais como boas ou má campanhas, centenários, etc), bem como a dimensão das torcidas na capital paulista (partindo-se do pressuposto de que, via de regra, os moradores da capital são os que frequentam os estádios).

Pesquisa do Datafolha, publicada em 03/01/2010, fornece os seguintes quantitativos para as torcidas na cidade de SP:

1º) Corinthians 34 %

2º) São Paulo 21 %

3º) Palmeiras 15 %

4º) Santos 5 %

5º) Flamengo 2 %

6º) Vasco 1 %

7º) Atlético (MG) *Botafogo (RJ) * Cruzeiro (MG) * Grêmio (RS) * Portuguesa * Vitória (BA) *

- nenhum 20 % / * não chegaram a 1% cada

Considerando que a capital paulista tem aproximadamente 11 milhões de habitantes, obtemos os seguintes quantitativos (o Santos não foi considerado tendo em vista que seus jogos ocorrem, via de regra, na Vila Belmiro, não sendo possível utilizar os mesmos parâmetros empregados para os times da capital):

- Corinthians: 3,74 milhões de torcedores

- São Paulo: 2,31 milhões de torcedores

- Palmeiras: 1,65 milhões de torcedores

Agora, vamos observar a média de público das 3 equipes da capital no Campeonato Brasileiro, de 2003 a 2010 (fonte: revista Placar):

- Corinthians: 22.062

- Palmeiras: 17.927

- São Paulo: 17.271

Tal como no exemplo citado no início do texto, aparentemente, poderia-se dizer que o SCCP tem a melhor média de público, enquanto que SPFC e SEP estão praticamente empatados. Contudo, esses números não podem ser considerados desprezando-se o tamanho de cada torcida na capital paulista.

Assim, ao juntarmos as duas informações (média de público e dimensão das torcidas), temos o seguinte quadro:

O São Paulo figura na 2ª colocação, com  0,74% de sua torcida da capital apoiando o time no Morumbi. Ou seja, a  torcida tricolor não faz jus à lenda de que não vai ao Morumbi apoiar o time – acredito, inclusive, que o fato do estádio são-paulino ter capacidade muito grande tenha favorecido o surgimento desta lenda. Mesmo com público de 20.000 pessoas, o estádio ainda parece ‘vazio’.

Na 1ª colocação, contrariando as expectativas, o Palmeiras surge como a equipe que, proporcionalmente, mais comparece ao estádio para apoiar seu time. E por incrível que pareça, a torcida corintiana está no último lugar, com a pior presença de público.

*Atualização: pesquisa do Datafolha de 2008 chegou à mesma conclusão do post (dica do Ricadoni).

About these ads

92 responses to “Proporcionalmente, torcida são-paulina tem a segunda melhor presença de público da capital paulista. SCCP tem a pior*

  1. fabio Agosto 13, 2011 às 3:32 pm

    Navarro q recalquice é essa? comparar média d torcidas? nesse quesito o 5pfc perde até p/ a lusa, vou t explicar, vai ver q vc não sabe porq não mora em sp.
    Vc sabe qual a capacidade do pacaembu? 20 mil é mais q a capacidade das arquibancadas desse estádio. Sou fiel torcedor, portanto posso falar c/ propriedade, afinal eu compro e vou ao pacaembu assiduamente. Todo jogo, to falando todo jogo no pacaembu, os ingressos de arquibancadas verdes e amarelas acabam na mão do Fiel Torcedor, 10, 15 dias antes do jogo, por isso vc ouve na semana do jogo q já venderam 15 mil ingressos. Sobra apenas o tubogã d ingressos populares e esse lugar do estádio só não é pior q as arquibancadas do morumbi, porq ambos os lugares são horriveis de assistir uma partida. Mesmo assim no dia do jogo o tubugã lota. Se vc olhar uma foto do pacaembu verá q sobrou a arquibancada central, do lado esquerdo do portão principal, q custa a bagatela d 70 reais o ingresso e do outro lado temos as numeradas q custam no minimo 100 reais.
    Portanto, resumindo, ou desenhando se preciso, os ingressos populares do pacaembu chegam no máximo 20 mil lugares, sendo essa a média d público. Se o estádio tivesse 40 mil lugares populares, a média d publico seria 40 mil, entendeu, ou precisa desenhar?
    Qto ao morumbi, esse estádio tem 40 mil lugares d arquibancadas a preços populares, acho, né, porq pagar mais d 30 reais p/ assistir jogo nas arquibancadas do morumbi é caso p/ o procon. Portanto a ridicula média de público do 5pfc não se justifica, é coisa d time pequeno mesmo, ou torcida d modinha, a mesma q vai em jogo de volei cantar aí, aí aí…..
    Qto ao palmeiras a média d publico é louvavel mesmo, embora seja os ingressos mais baratos dos três, e basta ter cartão visa p/ adquirir o bilhete.
    Não sei se vc faz por mal, ou se não pesquisa antes, é desinformado, mas seria justo uma comparação se todos jogassem no mesmo estádio, em horários semelhantes, idem p/ preços d ingressos, mas se quiser comparar q tal comparar as rendas? adianto p/ vc a média do timão, 700 mil por jogo.

    • Felipe Agosto 27, 2013 às 11:50 am

      Panda quando resolve escrever muito e tentar usar uma intyeligência que não tem, dá nisso, um monte de falácias pra tentar mitigar a dor de ter mais uma invenção da imprensa demolida.

  2. anderson Agosto 11, 2011 às 9:36 am

    PORQUE O SAO PAULO NAO VAI ATRAS DO VICTORINO DO CRUZEIRO????? SO JOGOU 1 VEZ E ESTA ENCOSTADO POR LA

  3. Rodrigo Agosto 11, 2011 às 12:08 am

    É Navarro e acobertura do Morumbi já era né?

    Mais um tombo pro JJ e sua diretoria, mais um prato cheio pra aquele maldito presidente da galinhada que só fala do Tricolor!!!

    http://www.saopaulofc.com.br/noticias/2011-08-10/negociacao-pela-cobertura-do-morumbi-esta-parada.jhtml

    • blogdonavarro Agosto 11, 2011 às 10:34 am

      Rodrigo, de fato as negociações esfriaram. Mas o preço da cobertura não é esse (R$ 150 milhões). É bem menos do que isso.

      • Rodolfo Agosto 11, 2011 às 7:29 pm

        Já que está enrolado a cobertura, o SP deveria divulgar logo o projeto e tentar o apoio da torcida que é o maior “patrimonio” do clube.
        Fica nesse sigilo todo mas não resolve nada. Mostra pra torcida e observa a aprovação.
        Monta um programa socio torcedor pra ajudar e constrói aos poucos. Garanto que quem participar vai sentir um tremendo orgulho disso. Nessa hora é preciso ousadia. O SP preferiu não bajular ( o que é correto), tem que ir à luta. Tentar uma parceria nem que seja pelo valor parcial da cobertura. Sem essa cobertura daqui um pouco nem show poderá ser realizado no estádio pelo barulho.
        Tudo que for feito no Morumbi tem que ser pensado no negócio. Não precisa de um estádio de 1 bi pra falar que é padrão FIFA.

        • blogdonavarro Agosto 11, 2011 às 8:22 pm

          Rodolfo, o sigilo permite que o naming right da arena se valorize.

          • Rodolfo Agosto 12, 2011 às 8:07 pm

            Pode até ser que sim (confesso que não entendo muito do assunto).
            Mas se todos tem a informação de como será o projeto, a melhoria em termos acústicos e de isolamento para os habitantes da região, não poderia impedir ou diminuir as ações no MP que de certa forma geram uma insegurança no investidor.
            Quando falo em divulgar me refiro ao SP e na a voce Navarro, hehehehehe

    • blogdonavarro Agosto 11, 2011 às 10:35 am

      Com meio bi de dinheiro público, até eu faço estádio pra Olimpíada….

        • Tutano Agosto 11, 2011 às 4:37 pm

          Gosto do Augusto Nunes porque o esporte predileto dele é espinafrar o Lula, a Dilma e o PT.

          • Silvio Agosto 11, 2011 às 5:24 pm

            Pois é, Tutano…

            E advinha quem será usado pela revista “óia” para malhar o governo?

            após record, isto é e espn, época tb está preparando o seu arsenal contra sanches, pt, etc…

            Mas sinceramente, por parte da época, penso que é só pra desviar as atenções do RT e focar no peixe menor, sanches.

            • Tutano Agosto 11, 2011 às 7:15 pm

              Caro Sílvio,

              Com honestidade, eu quero que se dane o Andrés e a corja dele.
              Para mim, a única boa notícia disso tudo é a de que o Corinthians (leia-se presidente e asseclas) não vai poder mexer em absolutamente um centavo da grana do estádio – foi uma imposição da construtora e dos governos.
              Será criado um fundo, cuja administração caberá ao do banco repassador do empréstimo do BNDES, que gerirá também os papéis dos CIDs, secundado pela Odebrecht. O fundo também será auditado pelo TCU, pelos governos municipal e estadual e também por auditorias independentes. Nessa história, o Corinthians será um mero fiscalizador, graças a Deus.
              Desvio ou má conduta, tráfico de influência, etc., terá sido antes da composição do fundo.
              Se colocassem essa grana nas mãos desses dirigentes, adiós…
              Abraço.

      • Tutano Agosto 11, 2011 às 4:43 pm

        Caro Navarro,

        O COB não precisará investir um centavo para um estádio de ponta em São Paulo em 2016.
        Será um dinheiro a ser poupado pelo governo federal.
        Isso que é visão a longo prazo.

  4. Haron PInheiro Agosto 10, 2011 às 1:08 pm

    Os dados são interessantes, mas esta sua febre em colocar tudo usando como referência o time da marginal soa como uma inveja incontrolável, fale mais do SPFC sem citar este time. Em tudo tomar Andrez Sanches como base, Curintias, Fielzão é um pé no saco e só mostra que eles te incomodam muito. Bom, fica a dica. fale de SPFC que está ótimo.

  5. Fael Moraes Agosto 10, 2011 às 11:18 am

    Sou tricolor morador da ZL, explicarei aqui o porquê que a gente não tem uma média melhor.

    1-Pra comprar ingresso antecipado, só se tiver cartão VISA. Os pontos de venda praticamente não existem, isso precisa melhorar urgentemente.Comprar na hora é tortura, não existe organização na porta do estádio (já dei a dica de trocar o painel de madeira que ta lá na entrada do Morumba caindo aos pedaços e colocar um painel eletrônico para orientar a torcida)
    2-De carro é longe pra burro, um trânsito monstruoso, Ex: Jogo as 16h, saio de casa (Penha) ás 13h e chego só às 20h (R$ 30,00 de estacionamento no mínimo). Perde-se o dia todo praticamente. Transporte público não existe.
    3-Façam promoções. O ingresso é caro. No último jogo que eu fui, a azul tava lotada tive que ir de amarela central, MANNOO 40 conto, eu e meu filho OITENTÃO, ai mata o trabalhador. Tipo assim, menor acompanhado paga metade, antecipado mais em conta, sei lá se virem.

    Temos a chance de ser a torcida mais presente no futuro. Com a linha amarela do metrô, eu e os torcedores da ZL chegaremos no Morumba em 50 ou 60 min. Só falta melhorar a venda de ingresso antecipado, sem contar a linha Ouro.

    O que precisa mudar mesmo é o comportamento da torcida. Tem que apoiar sempre, sempre mesmo, principalmente se o time tá mal. A torcida do São Paulo é muito mal acostumada, quer ser o Barcelona do Brasil o tempo todo, e isso não ECSSISTE mais, pra time nenhum. O time virou o jogo contra o Avaí (fora) e eu vi São Paulino de cara feia falando que o time jogou mal, façam-me o favor!!!

    • 6-3-3 Agosto 10, 2011 às 1:20 pm

      Concordo com tudo. O tratamento dado ao torcedor são paulino é uma piada. Isso sem falar nos preços abusivos da comida e da bebida dentro do estádio.

    • fabio Agosto 13, 2011 às 3:42 pm

      Fael, conheço bem suas dificuldades, também morava na ZL e sei da distancia, por isso q o corinthiano prefere pagar mais do q jogar no morumbi, os gastos são esses mesmos. Fui assistir SCCP e américa, sabe qto gastei? 60 reais, sendo 18 reais no ingresso (FT), 10 de gasolina, 10 d estacionamento e 20 reais c/ lanche e refrigerante q niguem é d ferro. Comprei o ingresso pela internet, bastou passar meu cartão FT na catraca p/ ingressar no estádio. Agora essa facilidade d comprar c/ o cartão Visa o corinthiano não tem, se vc é Fiel torcedor tem chances de ir ao estádio, se não for meu amigo, ou morre c/ 70 reais na arquibancada central, ou vai d tubogã se achar ingresso.

  6. Dario Machado Agosto 10, 2011 às 9:29 am

    Me desculpe, mas bem ridícula essa coluna… devemos parar de nos comparar com outros times, ainda mais fora das quatro linhas! Esse negócio de média é pura balela, nossa torcida “ainda” é inferior em número, e muito inferior em frequência no estádio, por vários fatores que não cabe comentar agora… mas por favor, não faça mais isso, se está sem assunto, não escreve nada!
    Com todo respeito, um abraço,
    Dario

    • blogdonavarro Agosto 10, 2011 às 9:35 am

      Dario, de fato acho que a torcida do SP deveria comparecer mais ao Morumbi – a acredito que a linha 4 e a linha 17 vão facilitar. Quis apenas mostrar que a torcida do SP é mais assídua do que se imagina. E mais: uma das formas de se analisar qualquer mercado é por meio da comparaçao com os concorrentes. Nâo vejo tanto problema nisso.

    • Gilberto Agosto 10, 2011 às 10:57 pm

      Concordo com o amigo acima
      Navarro pegou feio demais essa matéria, acho que o Andrés tem inveja do sampa e você do SCCP kakakka.
      Pra mim e eu como torcedor do são paulo, e simples, não gastamos $ atoa, o time e ruim, joga por lampejos, a diretoria contrata mal, veja que não temos zagueiros e pronto, assim não ha como ter torcida em campo, ninguém e idiota o bastante para jogar no ralo o $ suado do dia dia para ver jogos horríveis deste time, que ate hoje não mostrou nenhuma vontade de ser campeão e uma diretoria pífia, que como realmente diz o Andrés só quer jogador de grátis. Não gosto nenhum pouco do Andrés mas neste ponto ele tem razão, o são paulo nos últimos anos contrata muito mal, mas muito mal mesmo. Ainda bem que subiu uma boa safra, como também uma boa safra foi jogado no lixo principalmente o Rafinha que ta botando pra quebrar no Curitiba.

  7. aires Agosto 10, 2011 às 8:38 am

    NAVARRO,
    MUDANDO UM POUCO DE ASSUNTO, PQ VC NAO ESCREVE UM POST FALANDO A RESPEITO DAS DECLARAÇÕES DA “ANDREAS SANCHAS FRANGA TEIXEIRA HAVELANGE BLATTER INACIO DA SILVA ROUSSEF MARINHO”?
    ESSA FRANGA FALA DE MAIS – TENTA SE PROMOVER E SE MANTER NA MÍDIA FALANDO DO TRICOLOR, DO MORUMBI, DO JJ, DO LOPES, ENFIM, NAO TEM COMO SE MANTER NA MIDIA, NAO TEM PROJETOS, TRABALHOS, NAO CONTRATA, SO FAZ ROUBOS AS ESCONDIDAS, DESVIOS, SONEGAÇÃO DE IMPOSTOS, E PARA DESVIAR O FOCO FALA MAL DO TRICOLOR E A IMPRENSA BOBA QUE É CAI NA LABIA DELE- QUE IMPRENSAZINHA OTARIA…
    POR FAVOR SEI QUE PEGUEI UM POCO PESADO, MAS A GALERA PRECISA SER INFORMADA UM POUCO SOBRE ESTA LARANJA PODRE DO FUTEBOL BRASILEIRO…

  8. Tutano Agosto 10, 2011 às 4:29 am

    Navarro, finalmente descobri o que me incomodava nas suas contas.
    Houve um erro fundamental de raciocínio.
    Seus dados de torcedores se referem à capital paulista e as médias de público ao Campeonato Brasileiro. Aliás, o que foram computadas nessas médias? Jogos locais, como visitante, um somatório deles… ?

    Quer fazer um levantamento próximo da realidade? Posso sugerir duas formas, mas, antes de mais nada, descarte a Placar, que já era há anos. Use dados da Datafolha ou IBOPE para a capital paulista quanto às porcentagens de torcedores.

    1. Use a média de público com o time como mandante e jogando na capital.

    ou, se preferir (a que julgo melhor),

    2. Determine a taxa de ocupação (assentos ocupados/assentos disponíveis), também com o time como mandante e jogando na capital.

    Aqui cabem observações. Quando o estádio lota, deve ser utilizado um fator de correção para majorar o dado. Estas análises se prestam para quaisquer campeonatos, um conjunto deles ou até para parte deles.

    Embora esses dois métodos sejam diferentes, dirão muito melhor sobre o comportamento das torcidas.

    Se eu precisar ser defendido com eficiência, devo me valer de um advogado. Agora, análise estatística, só dou crédito a matemático (assim como o advogado em outro campo, ele estudou para isso).

  9. RICADONI Agosto 10, 2011 às 1:41 am

    Navarro, só para confirmar seus dados, aqui tem uma pesquisa feita pelo datafolha que comprova essa sua afirmação, infelizmente tem muita enganação na midia esportiva. Parece que querem confirmar aquela velha máxima: de tanto contar uma mentira era se torna verdade.
    http://esportes.terra.com.br/futebol/estaduais2008/interna/0,,OI2229399-EI10799,00.html

  10. Diego Agosto 9, 2011 às 11:34 pm

    é uma vergonha tendo a terceira maior torcida,torcedores com melhor renda, o time mais vitorioso e o maior estádio do país, termos uma média de público ridícula como esta, uma das menores entre os grandes, e quase a metade que timecos como o coxa e o atletico paranaense, que ainda é vice-lanterna, e nós brigando pela liderança.
    Isso mostra como a torcida do são-paulo anda passiva. Só vai qdo o time ta ganhando tudo, e não ajuda nos momentos que o time precisa. Isso fica claro agora, que o time está brigando e tem mal aproveitamento em casa. Talvez se enchessemos o morumba botariamos medo nos adversario e estariamos liderando a tabela.
    Qdo morava em sampa não perdia um jogo, agora moro em floripa e vou sempre que o tricolor vem pra cá. Semana passada tava na bosta da ressacada apoiando o time, mesmo os filhos da puta cobrando 100 pila pros tricolor e 20 pras chinelas avaianas.
    VAMO APOIA O TIME TORCIDA TRICOLOR! NÃO ADIANTA FICAR CORNETANDO NA NET, TEM QUE BOTAR A CARA!

  11. Alvaro Agosto 9, 2011 às 10:24 pm

    Caros,

    A menor presença da torcida tricolor não era um mito no passado e tinha 2 explicações:

    1) Até pouco tempo éramos em número bastante inferior
    2) O Morumbi, que até hoje é distante e desprovido de bom transporte, era também menos povoado

    Com o crescimento da torcida e da população próxima do estádio, as médias do SPFC vêm aumentando ano após ano. No entanto, o mito ficou, mesmo não sendo mais verdade.

    Por outro lado, a fama da fiél torcida também é mito. Querem um exemplo?

    No campeonato brasileiro de 2007, quando o Corinthians caiu para a série B e quando mais o time precisava do apoio de sua torcida, o Corinthians fez 6 de seus 19 jogos em casa com públicos inferiores a 8.000 pagantes (média de 6.066 por jogo):

    - Corinthians x Juventude, 5.806 pagantes, Morumbi, 13/05
    - Corinthians x Fluminense, 7.421 pagantes, Pacaembu, 07/07
    - Corinthians x Flamengo, 5.458 pagantes, Morumbi, 29/07
    - Corinthians x Goiás, 4.255 pagantes, Morumbi, 04/08
    - Corinthians x Grêmio, 5.663, Pacembu, 12/08
    - Corintians x Botafogo, 7.794 pagantes, Pacaembu, 16/09

    Podemos dizer que esses públicos são típicos de uma torcida que se diz especialmente fiel e quando o clube mais precisava de seu apoio?

  12. Tutano Agosto 9, 2011 às 10:18 pm

    Manda aí, Navarro:

    1. A turma conhecida, cerca de trinta, vai toda a semana no campinho do Serra Morena, no Canindé, fazer o jogo dos casados contra os solteiros. Não falta um, mesmo que tenha comido demais ou esteja com dor no ciático. Qual é o índice de comparecimento?

    2. Segundo seus dados, o Palmeiras vale 46% mais que o São Paulo. Não seria justo ele receber mais nas cotas da TV?

    3. Quando o jogo é em Presidente Prudente, como fica esse cômputo estatístico, uma vez que o seu rol de dados é referente à capital?

    Vai, Navarro, nem com ginástica você consegue torcer a realidade.

    Só um aviso: Direito eu não discuto, mas Matemática e Estatística, você terá, aqui, um combatente feroz.

    • blogdonavarro Agosto 9, 2011 às 10:27 pm

      “Segundo seus dados, o Palmeiras vale 46% mais que o São Paulo. Não seria justo ele receber mais nas cotas da TV?”

      Errado. Segundo os dados do post, o palmeiras não vale mais que o SPFC. Segundo os dados do post, a torcida do palmeiras comparece mais que a do SPFC nos estádios. São coisas distintas. Para cotas de tv, considera-se o tamanho e o poder de consumo das torcidas.

      Quando o jogo é em Presidente Prudente, como fica esse cômputo estatístico, uma vez que o seu rol de dados é referente à capital?”

      Tutano, estamos falando de dezenas de jogos ao longo de 7 anos. ACredito que essa quantidade seja capaz de compensar eventuais diferenças de meia dúzia de partidas ocorridas em presidente prudente. Me corrija se eu estiver errado, mas 99% dos jogos do corinthians no brasileirão com mando de campo são no Pacaembu, não!?

      Pra quem entende de matemática e estatística, sinceramente esperava mais…

      • Tutano Agosto 9, 2011 às 10:46 pm

        Meu amigão, o desprezo estatístico é feito em uma única oportunidade: ao final do resultado, como toda aproximação matemática. Essa aproximação nunca é feita no meio da computação. Aliás, essa regra é seguida como base até para dados empíricos.

        Por isso mencionei jogos no interior do estado. Eles devem, sim, ser considerados ou desprezados, dependendo do critério utilizado. Ou o estudo é sério ou é como os 5, 4321 dízima periódica do estádio do São Paulo. Ou é sério ou não é.

        Quanto ao “valor” do Palmeiras em relação ao São Paulo, fui muito sutil? Ué… se o São Paulo “vale” mais do que o Corinthians, ele, pelo mesmo critério, “vale” menos do que o Palmeiras, não? É só entrar em um acordo com a matemática.

        Não espere mais de mim. Se só responder, já vale.

        PS: Sobre o jogo dos casados contra os solteiros, já sabe a resposta da pergunta?

        • blogdonavarro Agosto 9, 2011 às 10:54 pm

          se o São Paulo “vale” mais do que o Corinthians, ele, pelo mesmo critério, “vale” menos do que o Palmeiras, não?

          Tutano, onde eu disse que o SPFC vale mais que o Corinthians? Pelo contrário, já defendi várias vezes ser justo que Flamengo e Corinthians ganhem mais que o SPFC.

          Quanto ao estudo, não é nenhuma tese de mestrado. Mas acho que é suficiente para entender o cerne da questão: proporcionalmente, a torcida do SCCP é a que menos comparece ao estádio para apoiar seu time.

          Receio que vc esteja se apegando a certo preciosismo para questionar o post. Nos meus cálculos sobre a torcida corintiana, cheguei a 0,5884, mas poderia ser 0,5849 ou 0,6025 ou até mesmo 0,5991, que a conclusão seria a mesma. Ou não seria?

          • Élcio Agosto 9, 2011 às 11:28 pm

            Com excelência estatística ou não, o fato é que o mito ruiu.
            E aí o troll fica mordidinho…
            Quem gosta de números deve saber que eles servem é para isso mesmo: derrubar mitos (embora vivamos de mitos, e isso não seja de todo ruim, como pensam os “racionais”).
            Quanto o mito é bom para a gente, a gente cultiva. Quando é ruim, a gente derruba.
            O da “fiel torcida” considere-se-o derrubado.
            P.S. Manda o post para o Mauro Cezar Pereira, Navarro. Ele adora dizer que a torcida tricolor não comparece. O que é mentira. Lembro sempre: em 2009 só perdemos em média para o Flamengo, que tem quase o dobro de torcida que a gente no total, e que assistiu aos seus jogos num estádio com uns 30% a mais de capacidade real.

            • Élcio Agosto 9, 2011 às 11:31 pm

              Aliás, para não perder a oportunidade, o mito da maior audiência caiu também, e ainda de forma mais categórica do que esse.
              Esse, sim, poderia definir os direitos de tv. Mas também não vale. Até o Parmerinha tem uma média de audiência equivalente ao das galinhas.
              O Mocotó tenta, mas ele não sabe pensar.
              Não serve nem para sofista.

              • blogdonavarro Agosto 10, 2011 às 8:11 am

                Elcio, isso eu já não sei. Mas como a torcida do corinthians é muito grande, acredito que realmente tenha uma audiência maior. Resta saber o quanto maior.

                Mas até hj não encontrei nenhum levantamento de longo prazo sobre audiencia, mas apenas dados de um ou outro jogo.

              • Tutano Agosto 10, 2011 às 2:10 pm

                Caro Sem-nocélcio,

                Sou a favor de derrubar mitos, quaisquer que sejam eles.
                Recentemente vi o início do desabamento do mito de que o São Paulo não usou dinheiro público para seu estádio.
                Vi também, através do MP, o início da derrocada do mito de que o São Paulo recebeu seu terreno por doação de uma empresa particular.
                Mito é isso mesmo, mentira. Tem até jogador que tem essa alcunha.

                Quanto aos sofistas, foi inegável a sua contribuição para o pensamento ocidental, servindo de alicerce para Sócrates (o filósofo, não o irmão mais talentoso do Raí).

            • blogdonavarro Agosto 10, 2011 às 8:12 am

              Valeu pela dica, élcio. Vou mandar pra ele sim.

        • Ricardo Agosto 10, 2011 às 12:58 am

          Acho que já que vc entende bastante de matemática vc consegue calcular o limite máximo do erro, não é? Isso é, caso trocassemos todos os jogos que foram feitos fora da capital, por jogos na capital e ainda, com estádio cheio, o total não chegaria a afetar a conta drasticamente. Afinal de contas vc sabe que Média é linear, não?

  13. 11 COPAS Agosto 9, 2011 às 9:00 pm

    MINHA MENSAGEM DAS 19.04 FOI PESADINHA NAVARRO?

  14. Horácio Agosto 9, 2011 às 8:51 pm

    Curicada se dói! hehe

    Opa, acho que já devem ter postado aqui, mas lá vai:

    METRÔ ASSINA CONTRATO PARA IMPLANTAÇÃO DA LINHA 17-OURO

    http://www.metro.sp.gov.br/aplicacoes/news/tenoticiasview.asp?id=65657136H7&categoria=6561F2&idioma=PO

  15. Ricardo Agosto 9, 2011 às 8:28 pm

    Oi Navarro,

    bom post! Escrevi algo parecido há um tempo e inclusive sugeri ao Birner fazer um post colocando os dados ( que aqui omiti ):
    http://ricardoaugustofernandes.tumblr.com/post/4112448028/fidelidade-no-futebol

    Essa é a conta com os dados que eu consegui achar de médias de público de público e torcida no brasileirão desde a década de 70!

    Acho que esse é um mito que tem que cair por terra. Sugiro outros posts na mesma linha!

    abs

  16. Carlos - Sorocaba Agosto 9, 2011 às 7:51 pm

    Acho que os dados serão mais próximos do correto quando a estação São Paulo-Morumbi (linha amarela) e a estação Estádio do Morumbi (linha Ouro – monotrilho) estiverem inauguradas e em operação.
    Concordo com você, Navarro, é um mito dizer que a torcida do São Paulo não vai ao estádio porque não quer. As dificuldades enfrentadas pelos tricolores são muito maiores do que as enfrentadas pelas torcidas do Palmeiras e Corinthians.
    Grande abraço e boa noite à todos, inclusive às “pequenas” que visitam este blog.

  17. @Rogeriomito Agosto 9, 2011 às 7:50 pm

    Muito bom post Navarro, Parabéns!
    esse caso do estádio parecer vazio com 25 mil torcedores é interessante, acho que nosso tricolor deveria construir um estadio com uma capacidade de 30 mil em um ponto de fácil acesso, para jogos normais, e seria mais uma opção para os shows.

  18. Jr. Messy Agosto 9, 2011 às 7:40 pm

    Vc’s perdem em tudo quanto é quesito e aí vc vem falar de proporção Navarro? rs.
    Ta certo, rs, é cada uma que agente lê, rs.

    • blogdonavarro Agosto 9, 2011 às 8:11 pm

      Sim, messy, é uma questão metodológica. Faça um crítica mais concreta para que possa analisar.

    • 11 COPAS Agosto 9, 2011 às 8:58 pm

      REALMENTE MESSY PERDEMOS EM ESTRUTURA COM CT (DESDE 84) ESTADIO (DESDE 1960 SEM INSEÇAO ETC) TITULOS INTERNACIONAIS COMO 3 MUNDIAIS,3 LIBERT,2 RECOPAS,1 SUPERCOPA,1 CONMEBOL,1 COPA MASTER DA CONMEBOL.BRASILEIROS TEMOS 6 E VCS 4 (ZVEITAO 2005 CONTA NE? ) NUNCA CAIMOS DE DIVISAO E VCS? REALMENTE PERDEMOS EM TUDO NE.

    • Silvio Agosto 10, 2011 às 12:17 am

      Malandro é o Corinthians que perde até na Bíblia… Corintios 1 Versículo 2.

    • Fael Moraes Agosto 10, 2011 às 11:01 am

      Há tempos vejo seus cometários aqui, um mais sem sentido que o outro. Mas agradeço, pois assim vc pra mostra pra gente qual é o perfil da sua torcida. Uma dica pra vc passar seu tempo, FAÇA O TESTE:
      01 – Entre no site dos Correios (correios.com.br)
      02 – Procure pelo CEP: 08383-015.
      03 – Divirta-se!

      Amigos tricolores façam o teste tb e tentem não rir alto no trabalho!

  19. bruno Agosto 9, 2011 às 7:40 pm

    Já tinha pensado nessa tese também Navarro, e ela realmente perde força se pensarmos que em jogos decisivos da galinhada em um estádio do tamanho do morumbi faria a média deles subir e muito. Abraços

    • Ricardo Agosto 9, 2011 às 8:30 pm

      utilizei a média ao longo dos últimos 40 anos enquanto todos utilizaram o Morumbi e não mudou nada! além do que antigamente a proporção corinthiana era ainda maior e a do Tricolor era ainda menor!

  20. Will Junior Agosto 9, 2011 às 7:35 pm

    Navarro me despulpe velho, sou muito seu fã , mas… o que vale mesmo é a torcida lotar o estadio, a grande verdade é que a travecada frequentemente lota o Pacaembu, e nossa torcida raramente poe 30 mil no Morumbi, mesmo o time estando em boa fase, so bota de 50 pra cima quanto esta valando titulo, infelizmente esse é a grande realidade

  21. Rafael Agosto 9, 2011 às 7:26 pm

    É interessante o cálculo, mas…..

    não justifica o SPFC com a grande quantidade de torcedores, raramente chegar a 20.000 pessoas no estádio né….é pouco..

  22. Diego Agosto 9, 2011 às 7:20 pm

    Na boa, independente de proporção não é desculpa pra não encher o Morumbi. Bahia tem bem menos torcedores que o SPFC e colocou bem mais torcedores no estádio nos últimos anos ( e olha que pegaram a serie C). Vou em todos os jogos, esse ano não bateu um sequer 25 mil. Ai chego em casa e vejo aquele monte de recado no twitter. Galera em vez de ir no estádio fica discutindo na internet. O que vale é quantos estão indo e não proporção. Vamos comparecer primeiro e depois se gabar de algo.

  23. Timão timão timão! Agosto 9, 2011 às 7:20 pm

    …Essas coisas que fazem os sãopaulinos engraçados…
    Parabéns!

    Você tá dizendo que como o Corinthians tem a maior torcida de SP, teria que frequentar mais estádio?
    Quanto custa um ingresso p ver seu SPFC jogar? E do Corinthians? E do Palmeiras?
    E Nesses anos todos, quanto era o valor?
    Qual time tem maior parte da sua torcida, da classe B p cima? Vc tem esses dados?

    Lamento vc se empolgar toda, e simplesmente jogar informações desse jeito na internet.

    • Ricardo Agosto 10, 2011 às 12:41 am

      Olha véio,

      nos bairros de classe A e B a torcida do São Paulo chega a 35% e a do Corinthians vai a 22%, o que se inverte no bairros de classe C e D, onde há uma média de 35% de corinthianos e 20% de sãopaulinos, mas isso nem de longe compensa o que faz mais diferença pros sãopaulinos da classe C e D: A porra do Morumbi ser no @#$ do mundo!!
      Sãopaulino pobre que mora na ZL não chega em casa depois do jogo no Morumbi. Já corinthiano pobre, pode morar onde for que dá pra chegar em casa do Pacaembu, mesmo com o jogo terminando 23h40.
      Uma coisa que vc tem que colocar na sua cabeça é que tem muito corinthiano rico e muito sãopaulino pobre e as duas torcidas estão espalhadas pela cidade. O que é bem diferente da torcida do Palmeiras, concentrada em uma única região. Procure os dados de distribuição de torcidas pelos bairro que é fácil achar. Há bairros como Campo Limpo, Capão Redondo e Parelheiros que as torcidas de São Paulo e Corinthians são bem próximas e não são nem um pouco bairro de boy.
      Qualquer hora sai um post sobre isso.

      abs

  24. Timão EÔ Agosto 9, 2011 às 7:19 pm

    Essas coisas que fazem os sãopaulinos engraçados…
    Parabéns!

    Você tá dizendo que como o Corinthians tem a maior torcida de SP, teria que frequentar mais estádio?
    Quanto custa um ingresso p ver seu SPFC jogar? E do Corinthians? E do Palmeiras?
    E Nesses anos todos, quanto era o valor?
    Qual time tem maior parte da sua torcida, da classe B p cima? Vc tem esses dados?

    Lamento vc se empolgar toda, e simplesmente jogar informações desse jeito na internet.

  25. Rodrigo Agosto 9, 2011 às 6:55 pm

    Que calculo ridiculo. Corinthians colocando a capaciade maxima no pacaembu em todos os jogos não daria daria uma proporção maior que a da bambizada.

    (moderado)

  26. Erik P. Agosto 9, 2011 às 6:45 pm

    Agora ponha os seguintes fatos para atualizar a análise:

    - Pacaembu é localizado numa região central, fácil acesso de carro, metrô, trem/ônibus e ônibus;
    - O Palestra Itálida fica perto do Terminal/Metrô Barra Funda. Fácil acesso de metrô/trem e por algumas linhas de ônibus que partem do centro sentido Lapa;
    - O Morumbi não tem nada disso.

  27. Alvaro Agosto 9, 2011 às 6:18 pm

    Navarro,

    Um 5º elemento que cabe considerar é a relação que as torcidas têm com os campeonatos. A torcida do SPFC por exemplo tem uma enorme e singular identificação com a Libertadores e nesta competição é imbatível. Você sabia que na média de todos os 74 jogos do Tricolor no Morumbi desde 1.972 o público médio é de quase 40.000 pagantes? Esta média é a mais alta dentre todos os clubes que já disputaram a competição emostra claramente a força da torcida, até porque nos anos 70 e 80 nossa torcida era significativamente menor que atualmente.

    Abs

    PS: Tenho a relação de todos os 74 jogos do SPFC pela competição no Morumbi com os públicos caso tenha interesse.

  28. Andre Agosto 9, 2011 às 6:16 pm

    hahahaha… a galinhada vai ficar brava com esse post…rss

  29. Alvaro Agosto 9, 2011 às 6:12 pm

    Navarro,

    Gosto de seu blog porque foge do lugar comum e trás análises interessantes. Muito legal a proposta do texto e muito do que está escrito faz sentido. No entanto, para uma análise mais profunda teríamos que considerar outros fatores. São tantos e eles se cruzam de tal forma que pode até seu impossível uma conclusão, o que não inviabiliza o raciocínio.

    Os fatores que teriam que ser também considerados são:

    1) Só o tamanho das torcidas não é suficiente. Teríamos que considerar a distribuição delas pelas faixas etárias. A torcida do Palmeiras por exemplo tem idade média bem superior à do SPFC, que cresceu muito entre os jovens e muitos destes nem podem ainda ir ao estádio

    2) Em tese o Morumbi, por ser maior, permite médias maiores (ao menos após 2008 quando os outros clubes deixaram de jogar lá). Por outro lado, é o mais fora de mão e com menos opções de transporte público

    3) Tem que se considerar o desempenho dos clubes nos campeonatos. O SPFC acaba sendo beneficiado porque no período venceu 4. Por outro lado, o jejum de títulos do Palmeiras pode também ser um estímulo pelo efeito “barriga vazia”

    4) O preço médio dos ingressos deveria ser considerado, assim como o plano de sócio-torcedores. A média de valor do ingresso do SPFC tem sido um pouco menor mas muito por conta dos planos de sócio-torcedores. Por outro lado, o Palmeiras, com média maior, não tem praticamente sócio-torcedores

    Abs,

  30. Umberto Agosto 9, 2011 às 6:03 pm

    O cálculo é correto (até a página 2) mas não justifica o pouco publico dos tricolores.
    Digo até a página 2 pq então podemos dizer que a Espanha tem, proporcionalmente, muito mais jogadores bons que o Brasil? E Portugal, Alemanha, sem falar na Argentina então. Aí somos humilhados!!!
    No montante de 2 milhões de são paulinos, a média podia ser melhor!!
    abraços

  31. Alexandre Agosto 9, 2011 às 5:52 pm

    Navarro,

    Sou sãopaulino doente e a matemática realmente não mente, mas o argumento não convenceria ninguém…

    Um contra-argumento que o time da marginal poderia usar seria o fato de no Pacaembu (“casa deles”) cabem muito menos pessoas que no Morumbi e com isso, eles estariam sempre em “desvantagem” e, mesmo que o SP também jogasse no Pacaembu (ou Morumbi) e lotasse todos os jogos e eles também lotassem todos (creio que algo em torno de 45000 pessoas) a nossa média sempre seria maior.

    Como eu disse, a matemática não mente mas o argumento não é dos melhores.

    O amigo aí abaixo deu um argumento não tão fácil de provar, porém, no meu ponto de vista, mais coerente que é o caso to tamanho do Morumbi que dá a impressão de o estádio estar sempre vazio. Outra coisa que pesa contra, é o difícil acesso ao Morumbi.

    Pra finalizar, a confiança no time claramente influencia na média de público, visto que em 2007 e 2008, se não me engano, o SP teve a maior média de público da Série A.

    • blogdonavarro Agosto 9, 2011 às 6:45 pm

      “Um contra-argumento que o time da marginal poderia usar seria o fato de no Pacaembu (“casa deles”) cabem muito menos pessoas que no Morumbi”

      Alexandre, esse argumento só seria válido se a média de público ultrapassasse a capacidade do pacaembu, o que não é o caso.

      • Icaro Agosto 9, 2011 às 7:48 pm

        A Navarro mas dai eu tenho q descorda , pois a tamanho do Morumbi faz muita diferença pois ela vai atingir a media de publico dos nossos rivais .
        Exemplos : digamos q o Tricolor chegue entre os primeiros la pro més de setembro , outubro e os gamba tb teríamos uma diferença absurda de publico mesmo q eles coloquem 40 mil la nos poderíamos mais de 70 em jogos com bom horário e o time jogando bem praticamente 30 mil lugares de diferença , isso é o msm q dizer q o São paulo faz a media de 1 jogo o q poderia equivaler a 2 do Corinthians em publico .

        E tem outro fator nessa pesquisa tb onde é o tempo de 2003 pra 2010 o São paulo viveu uma fase absurda de boa em quanto o Corinthians ganho 1 brasileiro de importante em todos esses anos .

        Essa pesquisa vai ser legal quando o Corinthians tiver la na zona leste com seu estadio e nos com cobertura e metro na porta ai sim a briga vai dizer quem leva mais ao estadio !!!

      • Ricardo Agosto 9, 2011 às 8:34 pm

        Ao contrário, Navarro, eu acredito que o fato do Pacaembu ser menor faz com que o estádio pareça sempre cheio e mais animado, enquanto no Morumbi, 15 mil parece um cemitério.

  32. Victor da Costa Agosto 9, 2011 às 5:32 pm

    1 – Corinthians – 27.140
    2 – Bahia – 23.496
    3 – Flamengo – 20.915
    4 – Coritiba – 17.416
    5 – Atlético-PR – 15.940
    6 – Palmeiras – 15.215
    7 – Atlético-MG – 13.643
    8 – Grêmio – 13.464
    9 – Inter – 12.687
    10 – Botafogo – 12.489
    11 – Vasco – 11.738
    12 – São Paulo – 11.441
    13 – Ceará – 11.436
    14 – Figueirense – 9.376
    15 – Fluminense – 9.149
    16 – Cruzeiro – 8.630
    17 – Atlético-GO – 7.175
    18 – Santos – 7.057
    19 – Avaí – 5.904
    20 – América-MG – 2.830

  33. LikinhoRox (@Likinhorox) Agosto 9, 2011 às 5:30 pm

    Eu nunca tinha parado pra pensar nisso Navarro, gostei dessa analise!

  34. Marcello (@marcellospfc) Agosto 9, 2011 às 5:29 pm

    Da mesma maneira os títulos do Campeonato Paulista. Proporcionalmente em relação ao número de anos de idade dos clubes:

    São Paulo: 20* títulos em 75 anos = um título a cada 3,75 anos.
    Corinthians: 26 títulos em 100 anos = um título a cada 3,84 anos.
    Palmeiras: 22 títulos em 97 anos = um título a cada 4,54 anos.
    Santos: 19 títulos em 99 anos = um título a cada 5,21 anos.

    *Sem considerar o título de 1931 do São Paulo da Floresta e o título da supercampeonato paulista de 2002. Se considerar os 2 títulos em 80 anos de clube, a média fica ainda melhor, 3,63.

    Quem se surpreende?

    • Icaro Agosto 9, 2011 às 7:36 pm

      Faz essa conta agora com títulos de suma importância como Brasileiro , libertadores , Mundial e re – copa ai a coisa fica mais tensa ainda !!!!

      • Rogério ::: ... ... Agosto 10, 2011 às 6:56 am

        Ao dizer que o CÚrintchas ganhou 26 paulistinhas em 101 anos, entende-se que: que estão nestes estão inclusos os 6 títulos amadores do início do século passado, dos primórdios do futebol, conhecida como era jurrásica, e que, o CÚrintchas é o maior campeão mundial de paulistinhas não sendo superado por nenhum outro campeão mundial seja ele o São Paulo, o Barcelona, o Real Madrid, o Manchester United, o Boca Juniors. Donde se conclui que cada um tem o título de campeão mundial que merece.

  35. Rodrigo Agosto 9, 2011 às 4:38 pm

    Navarro,

    Fora que o Metrô chegando na porta do Morumbi o público vai ser muito melhor, lembrando que os outros 2 times galinhas e porcas jogam em estádios próximos ao Metrô. Eu vou em todos os jogos so SPFC no Morumbi, só que eu moro a 15 minutos do estádio de carro, agota tem muitos camaradas que moram longe e quando tem jogos a 21:50 hrs, chegam em casa 3 da manhã.

    Com certeza a torcid do SPFC tem a melhor média de público se olharmos as condições da torcida para chegar ao estádio.

  36. Elias Agosto 9, 2011 às 4:07 pm

    Vim secão do twitter pra ver q essa vc forçou… tsc tsc

  37. Sandra Agosto 9, 2011 às 3:40 pm

    Esse SCCP só vive de lendas e mentiras são uns hipocritas!

  38. Felipe Agosto 9, 2011 às 3:28 pm

    na semifinal do Paulistinha contra o Santos tinha aproximadamente 43 mil pessoas, e eu escutando o jogo pela JovemPam, o repórter disse q o Morumbi tava vazio e q cabia muita gente ainda.
    logo pensei:
    “43mil pessoas vazio?!, deve ser pq o Morumbi é grande ou esse cara ta de brincadeira….”

  39. Claudio Soberano Agosto 13, 2011 às 7:02 am

    Bom dia Navarro, te acompanho desde o orkut, nas antigas, hj tb no twitter, alem do blog …
    pq meu comentário esta ainda demorando para receber aprovação, alguma coisa errada?
    abs.

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

Junte-se a 10.685 outros seguidores