Blog do Navarro

Análises e notícias do São Paulo F.C.

Derrubando mitos sobre a história são-paulina #1

O São Paulo nunca faliu

A partir de hoje o Blog do Navarro lançará uma série de textos semanais a respeito de mitos da história são-paulina, constituídos por boatos repetidos tantas vezes que acabaram ganhando o status de ‘verdade’, fazendo valer a máxima goebbeliana.

Assim, para informar o público de forma didática e objetiva, apresentarei alguns textos contendo fatos e documentos históricos a respeito da improcedência desses mitos, alimentados, em parte, por mera ignorância e em parte por inveja do sucesso tricolor (que nasceu bem depois dos demais clubes brasileiro e se tornou o mais vitorioso). Afinal de contas, as pessoas tem todo o direito de não gostar do clube, mas nem por isso podem distorcer a realidade por conta desse sentimento.

O primeiro Derrubando mitos sobre a história são-paulina diz respeito à suposta falência do São Paulo FC, conhecido informalmente como São Paulo da Floresta. Reza a lenda que o clube faliu em 1935 por conta de dívidas ocasionadas pela aquisição do Palácio Trocadero, e acabou sendo refundado no mesmo ano.

Vamos aos fatos.

1. O que é falência?

Antes de dizer se o São Paulo faliu ou não é preciso saber o que é falência. Apesar da utilização informal do termo, trata-se de um instituto de natureza jurídica, e que consiste no estado de “insolvência do devedor que tem seu patrimônio submetido a um processo de execução coletiva”, nos dizeres de  Amaury Campinho[1].

Observe-se que, para se falar em falência, é preciso haver dois elementos: insolvência e um processo de execução coletiva.

Insolvência é quando o patrimônio do devedor é inferior às suas dividas, ou, nas palavras de Fábio Ulhoa Coelho: “é a insuficiência de bens no ativo para atender à satisfação do passivo”[2].

E processo de execução coletiva é quando os credores do devedor se reúnem para cobrar os valores que lhe são devidos.

Assim, pode-se dizer que um houve falência de determinada instituição quando suas dívidas são maiores que seu patrimônio, tendo os credores, em conjunto, cobrado judicialmente essas dívidas.

2. Como o São Paulo foi extinto em 1935?

O livro História do Futebol no Brasil, do jornalista Thomaz Mazzoni [3] traz importantes informações sobre o que realmente aconteceu.

Na verdade houve uma disputa política dentro do clube: uns defendiam que o São Paulo deveria se fundir com o C.R. Tietê, acabando com o futebol no clube e outros rechaçavam veementemente essa proposta.

Aqueles que queriam a fusão estavam descontentes com a situação financeira do clube por conta da aquisição do Palácio Trocadero e dos gastos com a manutenção do futebol, que não rendia muito na época:

O São Paulo F.C não marchava bem economicamente, devido aos enormes gastos feitos com a montagem da sede, no Trocadero. Os responsáveis por esse fracasso culparam, já se sabe, o futebol…

O clube passou a ter 190 contos de dívida, e como as partidas pouco rendiam na situação anormal em que estava o “association” (futebol de modo em geral), mais alarmou os dirigentes do São Paulo F.C., na verdade muitos deles milionários…

Aqueles 190 contos de divida, e, francamente, apesar da crise de então, não deveriam abalar o São Paulo F.C., possuidor de uma Floresta e de um quadro de jogadores cujo “passe” valia muito dinheiro.”

Contudo, note-se que a dívida não era tão grande em comparação com o patrimônio do clube bem como a condição econômica do dirigentes são-paulinos, muitos deles milionários (um deles, Cássio Vilaça, se propôs até a pagar a dívida para evitar a fusão, mas sua idéia não teve êxito).

Logo, não se verifica uma condição de insolvência a justificar uma eventual falência. Mas vamos retomar o rumo da história.

A diretoria tricolor levou adiante a fusão com o Tietê, contrariando a vontade de boa parte dos associados, que acabaram se insurgindo e contestaram o ato perante o Judiciário, pois queriam ter o direito de decidir o destino do clube.

Eles acabaram vencendo a disputa, e a fusão só poderia acontecer com a anuência dos sócios. O problema, contudo, é que o estatuto do clube afirmava que apenas os sócios fundadores poderiam votar na Assembléia Geral. Assim, em meio à uma grande e intensa disputa política, foi aprovada a fusão do clube e o São Paulo Futebol Clube deixou de existir.

3. Resumo da Ópera

Jamais houve falência. Primeiro porque a situação econômica do clube, apesar de incômoda, não caracterizava insolvência, algo comum até mesmo nos dias atuais. Só para se ter uma noção, em 1933, o departamento de futebol gerou uma receita de 381 contos de réis, duas vezes o valor da dívida, que era de 190 contos de réis.

É um quadro semelhante ao do futebol brasileiro atual, onde o Corinthians, por exemplo, clube que mais arrecadou em 2010, teve um faturamento de R$ 212.633.000 , com dívidas (perfeitamente ‘administráveis’) no valor de  R$ 122.066.000, quase 60% do faturamento do clube.

Além disso, jamais houve cobrança judicial dos credores do clube, fator essencial para a configuração do quadro de falência.

Portanto, tem-se que houve de fato um problema econômico, mas que não era suficiente para ocasionar a falência do clube.

E diante das divergências políticas dentro do clube, que acabou ocorrendo a extinção do clube mediante fusão e não por falência. 

Mas ainda se poderia alegar que o clube se uniu ao Tietê justamente para evitar a falência. Contudo, conforme demonstrado, o clube não estava em um estado de insolvência, não havendo sequer o risco de falir.

[1]Ruben Ramalho, Curso Teórico e Prático de Falências e Concordatas, Ed. Saraiva, 1993, pág. 4.

[2]COELHO, Fábio Ulhoa. Curso de Direito Comercial, pg. 216.

[3] Retirado do SPFCpedia

Imagem do Palácio Trocadero: SPFCpedia

About these ads

102 responses to “Derrubando mitos sobre a história são-paulina #1

  1. vai timao Julho 7, 2012 às 12:45 am

    No minimo ele nem lei no http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A3o_Paulo_Futebol_Clube#cite_note-projetolei_648_2005-20 a historia do proprio time…REFUNDADO uahuhauhauhauuaha

  2. Itamar Poderoso Timâo Maio 5, 2012 às 10:31 am

    Como é bonito de ver alguem distorcendo a história na propria federção paulista tem citações do pedido de concordata do time dos bambis ……………..ridiculo se você não paga suas obrigações está falido mesmo que não seja acionado judicialmenta e a partir do momento que não tem capacidade de pagamento e afrima issso esta pedindo concordata…………………….agora vai me falar também que não existiu o jogo do chapeu kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  3. Antonio Carlos Julho 3, 2011 às 8:38 pm

    Então porque o telê disse assim….”quando eu cheguei no são paulo ele estava na segunda divisão do campeonato paulista….”

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    NÃO ADIANTA TAPAR O SOL COM A PENEIRA kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  4. Vinícius Santos Junho 29, 2011 às 3:00 pm

    Fechar as portas é o que??? Se não é falência, então não sei mais nada!

    Além disso o São Paulo teve isenção de impostos igual o Corinthians para construir o Morumbi, e também uma ajuda total do governo para construção. Já que você pode notar que no futebol brasileiro todos os estádios desse tamanh como: Marcanã, Mineirão e outros, são todos públicos. Na época e nem agora nenhum clube brasileiro tem condição de construir estádio deste tamanho.

    Então não seja fanático e hipócrita!

    • Eduardo Fevereiro 22, 2012 às 1:17 pm

      Hã??? Isenção de impostos para construir o Morumbi?! heheahehaheh que piada! Primeiro que o curinthians NÃO está construindo um estádio, está vendo ele ser construído e vai ganhá-lo depois de pronto, quem recebeu isenção foi a construtora! Segundo que nunca ocorreu isenção de impostos para o São Paulo, o SOBERANO pagou e paga seus impostos de forma correta! Vamos ler e se informar mais, iletrados adversários!

  5. cesar Maio 25, 2011 às 11:39 am

    Ah Navarro, explicar isso para gambás, porcos e sardinhas é perca de tempo, seria mais fácil explicar para uma ameba a teoria da relatividade.

  6. josemberg Maio 25, 2011 às 11:36 am

    forlán deve mesmo ficar na europa e coates deve mesmo está chegando; visitem http://blogsempresaopaulo.blogspot.com/

  7. Andre Maio 25, 2011 às 11:30 am

    NAO EH FALENCIA EH “PROBLEMA ECONOMICO”

    HAUHAUAHUAHUAHUAHUAHAUHAUAHUH

  8. Andre Maio 25, 2011 às 11:29 am

    “Portanto, tem-se que houve de fato um problema econômico… que acabou ocorrendo a extinção do clube mediante fusão.”

    UAHUAHUAHAUAHUAH
    UAAHUAHAUA

    ATE CONFESSANDO QUEREM MUDAR A HISTORIA….MANO,,,VCS SAO RIDICULOS

    • blogdonavarro Maio 25, 2011 às 12:11 pm

      Meu querido, leia o texto. Se precisar, eu te ajudo. Veja lá qual o conceito de falência.

      • Antonio Carlos Julho 3, 2011 às 8:27 pm

        fala sério hein!!!! explicar o inexplicável. Se tinham dinheiro sobrando porque um diretor propôs pagar os 190 paus de dívida?????

        Responda outra pergunta: Em que ano o SPFW foi fundado 1930? 1931? ou 1935?

        Bastante confusa essa estória não????

        • blogdonavarro Julho 4, 2011 às 3:01 pm

          Antonio, não tem nada de confuso (para quem conhece os fatos).

          Um diretor propos pagar a dívida para aliviar as contas do clube. Simples assim!

          E o SP teve duas fundações: 30 e 35. E na primeira ocasião não foi extinto por falência, como os ignorantes alegam.

          Onde está a confusão agora?

          • dani Novembro 24, 2012 às 11:02 pm

            kkkkkkkkkkkkkkkkk o time tem duas datas e n faliu? que ridiculo isso n tem indentidade ninguem sabe a data real fora o jogo das barricas que muitos dizem mas enfim ,o nome de falencia agora mudou lamentavel fora tentar roubar o palestra falar que n aconteceu isso ja e clubismo puro pareiii

            • blogdonavarro Novembro 25, 2012 às 8:54 am

              Minha cara, procure se informar antes. O spfc organizou um festival apos a copa do mundo da frança para as equipes que ficaram paradas durante a copa. O spfc seria o anfitriao.

              Como era um festival do spfc, a renda era do clube, logico. Assim como a copa é da fifa, e ela fica com a renda dos jogos. Nunca teve doação nenhuma.

              Muito cuidado com esses boatos de buteco q soltam por aí… ignorância pouca é bobagem.
              abs

  9. Andre Maio 25, 2011 às 11:24 am

    HAUHAUHAUHAUHAUAH
    AUHAHUAAUHAUHAUHA/
    UAHAUHAUHAUHAUHAUAHA
    HUAHAUHAUAHUAHUAA

    AGORA, COMO SEMPRE E MAIS UMA VEZ, QUEREM MUDAR A VERGONHOSA HISTORIA

    AHUAHUAHUAHUAA

  10. WILSON Maio 25, 2011 às 11:04 am

    sugestão de novo post:

    O CORINTIA NUNCA FOI CAMPEAO MUNDIAL… EM 2000 FOI O BOCA!
    HAHAHA

  11. Sandra Maio 25, 2011 às 10:34 am

    A Folha tráz uma matéria que a globo vai dar reajustes pra time que der mais audiência não assistam jogos dos rivais nem com a desculpa de secar não assistam em nada rede aberta,fechada,pay per view
    assistam jogos do tricolor e só!

  12. Sandra Maio 25, 2011 às 10:27 am

    Essas histórias do São Paulo sempre aparece que o São Paulo faliu que o Morumbi foi construido com dinheiro público principalmente agora que os corintianos querem um estádio a qualquer custo querem justificar o uso de dinheiro público falando do Morumbi!
    O SPFC é um clube vencedor com pessoas competentes tocando as coisas espero que continue assim pelo visto vai continuar Justus,Abílio Diniz!
    Até porque a inveja aumentou muito.

  13. BrunoJeuken Maio 25, 2011 às 10:07 am

    fica esclarecido!!

    AS FINAIS MAIS ELETRIZANTES DA CHAMPIONS LEAGUE

    http://wp.me/pT9zy-FC

  14. Getulio Maio 25, 2011 às 8:50 am

    Navarro, tem um amigo palmerense chato que sempre me fala da mesma coisa, que o SPFC tentou tomar o Parque Antartica das porcas na epoca da guerra, gostaria que vc falasse sobre isso pra eu criar argumentos contra ele…valeu

    • Adauto Maio 25, 2011 às 10:38 am

      Getúlio, se o SPFC quisesse tomar o Parque Antártica ele o teria feito, rs…, não por ser poderoso, mas porque os palestrinos são um bando de frouxos, bunda-moles, e a prova disso é que hoje o Parque Antártica é de quem? Da WTorre, que tomou posse sem pagar um tostão pelo terreno, Walter Torre chegou lá assumiu e registrou em cartório, disse que vai ficar por 30 anos, quebrou o estádio e vai construir outro do qual é dono, e os coqueiros só vão jogar lá quando ele permitir e ainda terão de pagar aluguel. Fica minha pergunta, são ou não um bando de frouxos, bunda-moles?
      Quanto à época deste evento, em fevereiro de 1942 o ditador Getúlio Vargas que era alinhado ao fascista Mussolini, e após os EUA terem sido atacados em 12/1941 pelo Japão e alguns navios brasileiros foram afundados por submarinos alemães, Getúlio cortou relações diplomáticas com estes países, culminando em 08/1942 por decretar guerra aos países do eixo, sendo que em fevereiro/1942, através de um decreto, determinou que quaisquer instituições, empresas ou clubes associativos que tivessem alguma alusão a estes países e seus aliados, seriam obrigados a mudar de nome, até mesmo estavam impedidos de exercer a função diretiva em empresas, clubes e instituições quem fosse alemão, italiano ou japonês, assim o Hespanha Foot Ball Club é hoje o Jabaquara, o Germânia é o Pinheiros, os Palestras Itálias de Curitiba e Belo Horizonte são hoje o Coritiba e Cruzeiro respectivamente.
      Ocorre que o Palestra Itália de SP não queria mudar de nome, escreviam as atas de suas reuniões em italiano, o Conde Francesco Matarazzo que era alinhado a Mussolini, era o principal financiador do Palestra Itália, eles não cederam jogadores e os esconderam em uma fazenda em 1934 para não participar da copa na Itália, comemoram o massacre de milhares de africanos na Etiópia pela Itália, cujos africanos dispunham apenas de lanças e arco e flexa contra canhões e metralhadoras, só porque eram negros, e não tinham negros em seu time e clube, tudo isso acirrou os ânimos, não teve nada a haver com futebol, mas apenas briga política, e ninguém iria tomar o Parque Antártica com o intuito de ficar com as terras, mesmo porque, a constituição de 1937 vigente à época dava totais garantias aos seus possuidores, e eles retomariam facilmente.
      Mas como vimos, não era preciso muito esforço para ficar com estas terras, o Walter Torre é o dono hoje, sem pagar nada, e eles ainda têm de pedir licença e aluguel para jogar em terras que já foram deles. Prometo não contar nada disso lá em Portugal…

      • Getulio Maio 25, 2011 às 11:19 am

        Boa Adauto, Gostei, mas entao nem houve a tentativa de tomar o estadio hj da W Torre? rsrsrs

      • parmerista Agosto 30, 2011 às 2:53 am

        bunda mole é quem não reconhece que o morumbi foi construído graças ao governador de são paulo na época, ser são paulino roxo e ter “doado” o terreno.
        alias, meu clube nunca precisou de fusões, nem ameaçou clubes para ter um estádio.
        quero deixar bem claro, que não tenho nada contra o spfc, óbvio que este episódio foi vergonhoso para o país, mas o corinthians está fazendo praticamente a mesma coisa.
        o que se ouve de quem tem aproximadamente 70 ou 80 anos, é que os japoneses, alemães, portugueses e italianos (entre outros imigrantes) estavam sem nenhuma moral no brasil, já que o país que não teve nada a ver com a guerra deu a bunda para os estados unidos.
        o são paulo fc se aproveitou disso e tentou sim, se apossar do canindé, mas era muito pequeno para as ambições do clube, o que se conta é que como disse o “adauto (bunda-mole)”, graças a seu poder aquisitivo (o são paulo foi fundado por burgueses), o clube se quisesse tomaria posse do parque antartica.
        porém naquela época o spfc era minoria em torcida e simpatizantes, já que corinthians e palmeiras nessa época viram o spfc um inimigo em comum, se o spfc tomasse o estadio, simplesmente travariam uma guerra contra o palmeiras e com ajuda dos torcedores do corinthians, por isso recuaram, e tambem une-se ao fato do governador favorecer o clube.
        resumindo, o spfc não tomou porque não quis sofrer retaliações.

        • blogdonavarro Agosto 30, 2011 às 8:29 am

          “bunda mole é quem não reconhece que o morumbi foi construído graças ao governador de são paulo na época, ser são paulino roxo e ter “doado” o terreno.”

          .
          Meu caro, acho que vc está desinformado… apenas 5% do morumbi foram bancados com $ público. O resto foi $ privado….
          .
          Quanto ao Canindé, vc tb está desinformado. Foi comprado por 740 contos de réis.

          • Mantor Janeiro 30, 2012 às 3:03 pm

            Meu Pai!!!
            “Meu Caro” , mas como os Sãopaulinos são Doentes…
            Está tudo registrado!!!O São Paulo ganhou tudo do Governo , o Morumbi inteirinho e mais um monte de “patrimônios” , é mais uma vergonha deste Brasil.Louco ,como você fala 5%?Doente.
            Você sabia que o Morumbi está condenado com rachaduras em toda a sua estrutura , por isso estão construindo mais um estádio em São Paulo.Só espero que o clube derrube o estádio antes de uma tragédia acontecer.O São Paulo está abafando tudo.
            Se toca!

  15. RICADONI Maio 25, 2011 às 7:58 am

    Tricolor e Carlos Bianchi: casamento perfeito
    Imprensa argentina expõe o interesse do São Paulo, tricampeão da Libertadores, pelo técnico argentino Carlos Bianchi, que já ganhou quatro vezes o torneio continental

    http://www.diariosp.com.br/_conteudo/2011/05/79735-tricolor+e+carlos+bianchi+casamento+perfeito.html

  16. Diego Braddock - #ForaPCC Maio 25, 2011 às 7:38 am

    Bom dia, Navarro!

    Confesso que acho desnecessário esse tipo de post, pois não cabe ao “acusado” o ônus da prova e sim a quem acusa. Eu nunca tive dúvida de nada destes fatos. Mas é válido seu desejo e parece que o pessoal gostou.

    Parabéns pelo blog. Passo mais tempo lendo os posts e comentários do que trabalhando rsrsrs

    É um vício para mim rsrs

    • blogdonavarro Maio 25, 2011 às 8:35 am

      Diego, mas como o povo costuma inverter o ônus da prova, resolvi fazer o post para tentar diminuir os boatos.

      • Adauto Maio 25, 2011 às 9:40 am

        Navarro, desculpe, mas não adianta, a galinhada principalmente, são mitômanos bipolares, e pior, com miolos de galinha, por mais que você prove e esclareça, basta virar as costas e elas tornam a falar tudo ao contrário, são dissimulados e mais falsos que nota de R$ 3,46…

        Atenha-se a informar aos são-paulinos, aí sim é válido, e a parte deste texto do livro de Thomaz Mazzoni, em que ele fala das dificuldades financeiras do São Paulo da Floresta, é parte de uma reportagem da Gazeta Esportiva de meados de 1935, onde ele explica as brigas e divergências da APEA com CBD e dos profissionalistas com os amadoristas, sendo que em 1934 o Palestra Itália chegou ao cúmulo de esconder seis jogadores em uma fazenda em Matão, depois transferidos para o litoral, só para não irem participar da copa de 1934 na Itália, e o São Paulo foi o único clube paulista que cedeu quatro jogadores para a seleção, e perdemos logo de cara para a Espanha por 3 x 1 e fomos eliminados do torneio, posteriormente o SPFC perdeu estes jogadores. esta briga política causou danos e aborrecimentos que protagonizaram um desânimo e descrédito quanto ao futuro do futebol, por isso a maioria dos diretores fundadores do SPFC da Floresta optaram por fundir com o CR Tietê, que hoje está fechando suas portas, com o advento do profissionalismo no futebol paulista, o Germânia abandonou a disputa do Paulistão em definitivo em 1933, em 1942 o Germânia passou a se chamar Esporte Clube Pinheiros, sendo hoje o antigo Germânia de Hans Nobiling o maior e mais rico clube da América Latina.
        Na foto acima da inaugurção da sede na Praça Carlos Gomes em 25/01/1936, aparece fardado o Tenente Porphirio da Paz, tenente na época, e ao seu lado no centro, Frederico Menzen o qual detém o registro histórico de Sócio número 1 do São Paulo F.C. Na reunião de fundação do clube, foi escolhido como o primeiro representante do tricolor na Liga Paulista de Futebol. Presidiu o clube no biênio de 1936 a 1938 .

    • jjj Maio 25, 2011 às 8:20 am

      Esse Andres mostra que não tem estrutura nenhuma como presidente, irado,inconveniente,procurando agir irado para mudar o foco e frustrado porque nada está resolvido na questão estádio,.

  17. Schneider Maio 25, 2011 às 4:06 am

    Ola Navarro! Tudo bem?

    Navarro, eh o seguinte meu amigo: vc tem q conseguir com alguem a descricao da entrevista q o andres deu ao praetzel e ao quesada ontem a noite na radio bandeirantes. Pelo menos as partes em q fala de copa do mundo.

    Ele deu uma entrevista longa, se enrolou varias vezes ao falar do estadio, ja comecou o falar q o estadio eh para os corintianos e nao para a copa do mundo e se irritou com o praetzel, chegando ate a discutir com ele. Eu ouvi ate ele falando do morumbi! Mas o meu cel tocou bem nessa hora e eu não consegui ouvir o q ele disse.

    Eu procurei no google a entrevista toda mas não achei. Será q vc ou algum leitor desse maravilhoso blog nao consegue encontrar??? Seria MTO importante pq a entrevista foi sensacional!! Alias sou fanzao do Praetzel. Ele não baixa a cabeca pra esse tipo de gente, pergunta mesmo e manda mt bem!

    Tentem mesmo encontrar, Navarro e amigos!!

    Valeu! Forte abraco a todos!!

  18. Tutano Maio 25, 2011 às 1:40 am

    SPFCpedia é bom, hein?
    Começou sem lastro.
    Ninguém acredita em parente como testemunha.

    • jjj Maio 25, 2011 às 8:16 am

      Bianchi tem a cara do São Paulo
      O São Paulo acertaria na mosca caso contratasse Carlos Bianchi. O treinador argentino tem a cara do clube, pois é especialista no principal sonho de consumo da torcida tricolor: a Taça Libertadores. No Estádio do Morumbi, aliás, Bianchi faturou o torneio em três oportunidades. Após apostar em nomes contestados, como os de Ricardo Gomes e Paulo César Carpegiani, Juvenal Juvêncio marcaria um golaço. Não enfrentaria resistência de conselheiros, tampouco de torcedores. Os últimos dois anos foram conturbados para o clube. Ainda assim, o argentino teria dificuldades nos primeiros meses de trabalho. Aposentado, ele deve conhecer pouca coisa sobre os jogadores do São Paulo e sobre o Campeonato Brasileiro, torneio fundamental nas pretensões do time para voltar à Libertadores. É bem verdade que o Tricolor ainda pode garantir passaporte para a competição continental por meio da Copa Sul-Americana, diante de adversários mais familiares para o argentino.

    • blogdonavarro Maio 25, 2011 às 8:40 am

      Tutano, tenha dó. A fonte naõ é o SPFCpedia. A fonte é o livro do jornalista Thomaz Mazzoni.

  19. Tutano Maio 25, 2011 às 1:37 am

    De folga no plantão.
    Se você conseguir publicar notícias, fatos e histórias que não tenham origem no próprio SP, vou ler.
    Se as suas fontes forem as mesmas que você ao longo do tempo publicou, para mim, não vão valer em nada.
    Se forem publicações de jornais de época, revistas ou panfletos independentes, tudo bem.
    Estudo de história do próprio SP é comédia, não?

    • Tricolor Maio 25, 2011 às 3:14 am

      Se voce conseguir noticias, fatos, historias, publicacoes de jornais de QUALQUER epoca, revistas ou panfletos independentes mostrando, ou até mesmo, um mero indício de que seu time marginal é um clube HONESTO, eu me comprometo a publicar o seu pedido. Nao vale nada vindo do proprio CUrinthians. Apesar que nem lá dentro é capaz de você achar algo.

    • Horácio Maio 25, 2011 às 5:41 am

      Achei algo interessante:

      http://www.ludopedio.com.br/rc/index.php/arquibancada/artigo/431

      Para realizar o sonho de um novo estádio, Vicente Matheus precisaria de muito dinheiro e de apoio público. A cidade de São Paulo estava em expansão e os preços de áreas disponíveis para a construção de um estádio não estavam tão acessíveis. Foi então que surgiu em cena a figura mítica do histórico dirigente da Portuguesa e então vereador da cidade de São Paulo, Dr. Oswaldo Teixeira Duarte.

      Duarte e Matheus eram muito amigos, o dirigente da Lusa representava constantemente o mandatário corinthiano em reuniões na Federação Paulista de Futebol, pela plena confiança mútua e respeito que um tinha pelo outro. E a figura de Oswaldo Teixeira Duarte como político foi fundamental para na segunda metade da década de 1970 aproximar Vicente Matheus do poder e da figura do Presidente da República, Ernesto Geisel.

      Com o apoio de Geisel em prol de um estádio para o Corinthians, a região de Itaquera onde futuramente passaria o Metrô foi planejada para ser o local do novo estádio do Timão, na gestão do então Prefeito Olavo Egydio Setubal. Nascia ali o projeto de estádio do Corinthians que só deixaria de ser sonho para se tornar realmente possível no ano de 2010.

      O Estádio do Corinthians:
      Após a decisão de Itaquera ser o destino do estádio, todo o planejamento do Metrô para a região já foi previsto com a construção do mesmo. Até mesmo a ampliação da COHAB próxima ao terreno foi planejada tendo o futuro estádio como vizinho, como este blog observou em papéis da Prefeitura do Município de São Paulo que tivemos acesso.
      ____________________________________________________________________________

      Mais imagens no link, bem interessante, ajuda público é coisa pleiteada a muito tempo na marginal…

    • blogdonavarro Maio 25, 2011 às 8:41 am

      Tutano, meu querido, acho que vc cometeu algum engano. Leia o post novamente. As informações cruciais sobre a suposta falência foram obtidas no livro do
      Mazzoni (brigas políticas, valor da dívida, etc).

    • Élcio Maio 25, 2011 às 6:57 pm

      “De folga no plantão”. Mocotó, agora esclarece para a gente, és médico ou paciente? (ih, até rimou)

  20. Horácio Maio 25, 2011 às 12:25 am

    http://globoesporte.globo.com/platb/danielperrone/2011/05/25/tabelinha-entre-tri-mundiais-157/?utm_source=twitterfeed&utm_medium=twitter

    SPFC x Globo – Segundo o atual diretor de futebol Adalberto Baptista, o clube ficou muito satisfeito com os valores conseguidos após longos meses de “guerra fria”. Imagino que, para agradar desta maneira os dirigentes tricolores (até Roberto Justus, um empresário conhecido por sua grande capacidade de negociação), os valores devem ter chegado na mesma escala dos clubes líderes de torcida, Corinthians e Flamengo.

    Lateral esquerdo – Junior Cesar foi negociado em definitivo com o Flamengo. O São Paulo ganhou cerca de 500 mil reais pelo jogador que tinha mais um ano de contrato a cumprir. Junior Cesar não seria aproveitado como titular por Carpegiani e com mais seis meses o clube não receberia nada.

    Especulações e contratações – Ilsinho deve prorrogar seu contrato com o Tricolor. O jogador tem grandes esperanças de ganhar na FIFA seus direitos federativos em disputa com o Shaktar. Rodrigo Souto deve ir para o futebol turco. Apesar de querer prorrogar seu vinculo, o São Paulo não irá cobrir qualquer proposta do exterior. Segundo minhas informações, Coates já assinou contrato com o clube e se apresentará após a Copa América. Por fim, a diretoria nega veemente possível proposta por Carlos Bianchi e Riquelme.

  21. Horácio Maio 25, 2011 às 12:22 am

    http://esporte.uol.com.br/futebol/ultimas-noticias/2011/05/24/dirigente-do-sao-paulo-frustra-sonho-de-ter-forlan-ele-deve-ficar-na-europa.jhtm

    ”A probabilidade de o Forlán vir para o São Paulo é muito remota. Ele está muito bem lá na Europa e tem uma multa muito alta, então ele deve ficar por lá mesmo”, lamentou Lopes.

  22. Pestana Maio 24, 2011 às 10:55 pm

    Isso a globo nao mostra!!!

  23. Ronaldo Maio 24, 2011 às 10:42 pm

    Belo post Navarro, assim os mais jovem ficam conhecendo a verdadeira HISTORIA do Glorioso Tricolor. Ja ia me esquecendo cade as galinhas pretas que nao se manifestam, O tal tutano , jessi, e outras mais. valeu Navarro.

  24. Cleiton Ferreira Maio 24, 2011 às 10:29 pm

    Estou lendo o livro SÃO PAULO FC O SUPERCAMPEÃO.
    Lendo o livro eu não tenho duvidas.
    Todo São Paulino tem a obrigação de ler.
    R$ 42,90.

  25. Raphael Maio 24, 2011 às 9:56 pm

    Parabéns Navarro. Bélissimo post!!!

  26. jjj Maio 24, 2011 às 8:51 pm

    Marcelo Campos Pinto, diretor da Globo Esportes, fez elogios ao clube e festejou o acerto. “O São Paulo FC tem ocupado lugar de destaque nas competições nacionais e internacionais nos últimos anos. É a equipe com melhor aproveitamento na era dos pontos corridos e também aquela que conquistou o maior número de campeonatos brasileiros nos últimos anos, além de ser o clube brasileiro com mais conquistas da Taça Libertadores e do Mundial”, destacou o dirigente.

    Isso vale mais que mil estádios, não é invejoso Andres ?
    Os adversários podem tentar de tudo, mas o que realmente importa é isso…

    • Wilson Maio 24, 2011 às 10:13 pm

      Po Navarro, no site do Terra ta dizendo que o SP assinou so por 66 mi… contra 95 Mi das galinhas…
      Se nao consegue chegar mais proximo do n’umero n~ao?
      Se foi isso mesmo a gente ta fud… nos proximos anos.
      Sem contar que, pra que tanta gente negociando pra ficar muito atras das galinhas?
      So se incluir o lance do nome do estadio…
      Ah! E acompanhei uma entrevista so Andres Sem Chances na BAND agora pouco e o infeliz quebrou o pau com o Alexandre P. e disse que semana q vem comeca a terraplanagem.
      Sera que agora e pra valer ou e q nem o Paulinho (blog) tinha falado, so pra comecar a mexer e tentar garantir o BNDES?
      Pelo papo me pareceu q ele ja esta querendo introduzir a “ideia” de q o estadio e prus curintianu e nao era pra copa. E disse q se o orcamento estourar o curintia nao vai paga a conta!
      Ou seja, nao deve te grana mesmo pra fazer a abertura, mas desse jeito nao da abertura pros outros estadios… Chiqueiro e Morumbi

    • Horácio Maio 24, 2011 às 11:43 pm

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Os gangsters são espertos!

  27. anderson Maio 24, 2011 às 8:37 pm

    Parabéns Navarro.Grande iniciativa.Tiro meu chapéu!!!

    Abraço, Saudações Tricolores!

    PS.:E que não aparece nenhum curicano para contestar essas informações.

  28. BrunoJeuken Maio 24, 2011 às 8:04 pm

    Bela iniciativa realmente!!!

    O clube merece sempre ter sua história lembrada

    JOGOS HISTÓRICOS

    http://wp.me/pT9zy-FC

  29. Horácio Maio 24, 2011 às 7:40 pm

    Esse é um post importantíssimo Navarro, parabéns.

  30. Heron Maio 24, 2011 às 7:25 pm

    Parabéns Navarro pela iniciativa, assim informa os são paulinos mais alienados sobre nossa verdadeira história, pena q boa parte da população ainda não tem acesso a internet, pq nós nunca iremos ver esse tipo de pesquisas em TVs abertas ou rádios com programas de esportes levado à sério (se é q existe algum ainda) assim a grande nação são paulina saberia de nossa gloriosa história.

    Fica aqui minhas dicas pra vc postar sobre esses mitos: A história q roubamos o estádio do Germânia (se não me engano hoje é o E.C. Pinheiros) o atual canindé, a suposta queda pra 2° divisão do paulista de 91, e é claro a construção do nosso amado estádio Morumbi q só levou quase 20 anos pra ser construido.

  31. Cely Maio 24, 2011 às 6:27 pm

    Navarro, é impressão minha ou era nada mais que EL TIGRE
    de paletó branco e braços cruzados na foto da fundação?!
    O uniformizado eu sei que era o GENERAL DA PAZ, nosso
    maior patrono e autor de noso hino.

    P.S. Quem não souber ao menos que foi o lendário EL TIGRE,
    me façam o favor de prucurar outro clube pra torcer (aaaaafffffffff).

  32. MARCELO JASON Maio 24, 2011 às 6:20 pm

    pra mim o sp e de 1930.tanto que no site oficial esta la o titulo de 1931.

  33. 6-3-3 Maio 24, 2011 às 6:04 pm

    Parabéns, Navarro. Essa tentativa Goebbeliana de deturpar a história do SPFC deve ser combatida dessa forma: com informação!

  34. zxc Maio 24, 2011 às 6:01 pm

    Navarro, Goebbels não é o pai desta frase (provando que ela realmente funciona) apesar dele tela repetido algumas vezes, ela teria cido dita por stalin nos anos 20, mas parece que ela é mais antiga.

  35. Soberano !! Maio 24, 2011 às 5:57 pm

    Últimas do TRIcolor:

    Diogo (emprestado por mais de 500 mil/reais) + JC (negociado em definitivo por 500 mil/reais) = mais de 1mi/reais.

    $$ extra !!

    Somando-se com a venda do Piazon por 8 mi/euros, empréstimo do Santana (sp pg menos da metade do salário), e a rescisao amigável com o Fernandao, tá ótimo.

    • Soberano !! Maio 24, 2011 às 6:08 pm

      Coates quase certo. 3 anos de contrato.

      Ilsinho quer e deve permanecer.

      • Paulo Barbosa Maio 24, 2011 às 6:14 pm

        Amigo, o chão do corredor do Morumbi já deve até estar gasto de tanto que voce anda lá de um lado para outro…

        Tomara que suas fntes sejam confiáveis…

      • jjj Maio 24, 2011 às 7:11 pm

        Soberano, companheiro.

        Já que vc está pelos corredores do Morumbi, tenta descobrir os valores reais da negociação com a Globo, se o Naming está envolvido, se os 2 Diegos virão mesmo, se o Hermano vem ser treinador… rsrsrsrs valeu…

    • Luis Souza Maio 25, 2011 às 10:05 am

      Pô, vc coloca como se fosse bom negócio?
      JC é titular em 4/5 dos times do país e sái por 2 salários dele mesmo.
      Fernandão e C. Santana, com altos valores envolvidos na contratação e nos salários saem sem compensação nenhuma e pagando parte dos salarios do 1º foi bom negócio?

  36. Paulo Barbosa Maio 24, 2011 às 5:36 pm

    Esse clube é um exemplo de dedicação, superação. Perseverança é a palavra de ordem desse clube que não desiste de seus ideais e seus objetivos.

    Que tenha falido, isso não importa, o que importa é a superação. Ter falido torna nossa grandeza maior ainda.

    Que tenham feito o jogo da barrica…é melhor do que pegar dinheiro com empresa da máfia italiana, fraudadora, ou se aliar a mafiosos russos.

    Nada disso nos afeta. Só engrandesse a nossa história.

    O São Paulo Futebol Clube não é um clube de futebol…é “o clube de futebol”.

    O São Paulo não é um time para se torce..é uma vida para se viver. É um exemplo que devemos seguir em nossas vidas.

  37. Fred Lacheze Maio 24, 2011 às 5:34 pm

    Show Navarro,
    Sugestao para o proximo da serie: o NAO rebaixamento do SPFC no campeonato paulista. Afinal, nem rebaixamento estava previsto no regulamento da competicao daquele ano.
    Grande Abs.

  38. Artur Maio 24, 2011 às 5:04 pm

    Um de seus melhores postes Navarro parabens!Da gosto de ler sobre a nossa grandiosa e limpa historia.E ate seguindo essa “Saga” de derrubar mitos tenho duas sugestões pra te fazer,a 1 sobre a questão do campeonato paulista que os nosso rivais dizem que somos rebaixados(e a historia real conta que ñ) e o 2 sobre a questão da construção do Morumbi ter usado ou ñ dinheiro publico( e ate onde sei tbm é mito pois o SPFC ficou 18 anos construindo o seu estadio).Abçs.

    • Soberano !! Maio 24, 2011 às 5:27 pm

      Cara, faça como eu, n perca seu tempo ouvindo bobagens de analfabetos e fedidos (chamam o próprio time de porco) sobre nosso Glorioso Clube. Todos sabem, inclusive eles, que nossa história é fantástica, riquíssima..

      Ah, e sobre o paulistinha citado por ti, JAMAIS caimos. PVC já cansou de falar sobre isso.

      Abs

  39. Ticano Maio 24, 2011 às 5:00 pm

    Navarro,
    Ótima iniciativa! Parabéns!!!

    É quase que uma obrigação, nós São Paulinos, sabermos a VERDADEIRA história do nosso amado Clube!

    É comum ver em outros meios de comunicação (nos comentários) diversos devaneios a respeito dessa respeitada Instituição!

    Novamente, uma ótima iniciativa!
    Abraços,

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

Junte-se a 11.145 outros seguidores