Blog do Navarro

Análises e notícias do São Paulo F.C.

SPFC fará novo projeto para cobertura do Morumbi. Clube analisa propostas de 2 empresas interessadas em bancar a obra

De acordo com o site Gazetaesportiva.net, o São Paulo analisa a proposta de duas empresas interessadas em investir na construção da cobertura do Morumbi. O portal Uol inclusive confirmou que a Telefonica é uma dessas empresas.

Caso a notícia seja procedente, melhor ainda para o clube, afinal de contas, quanto mais interessados, maior será a disputa.

Quanto ao projeto da cobertura, temos novidades. Inicialmente, imaginava-se que o clube manteria integralmente o projeto desenvolvido pelo escritório alemão GMP, e que foi apresentado à Fifa.

Depois, surgiu a imagem de outro projeto (fornecida pelo Blog do Daniel Perrone), voltado para a Arena25 (contendo a cobertura total da arena, além do suporte para seu isolamento do restante do estádio, quando da realização de shows).

Questionei Paulo Pontes, da JP, sobre a questão. Ele afirmou que não será nenhum destes projetos. Na verdade, seria feito um novo projeto de cobertura, em parceria com a Telefonica.

Adalberto Baptista, em entrevista para o Uol, deu detalhes da cobertura (creio eu, referindo-se ao novo projeto):

“O Morumbi será coberto, no formato ‘chapéu’, com os arcos vindos de fora do estádio, como ocorrem com as principais arenas de Portugal. O São Paulo não vai precisar jogar em outro estádio enquanto o Morumbi passar por reforma”.

O Blog não entende o que seria o tal ‘formato chapéu’, mas a referência aos arcos externos e aos estádios de Portugal nos remete ao estádio do Benfica.

A reportagem do Uol também forneceu um dado novo: o custo da cobertura seria de R$ 150 milhões, bem acima dos valores antes mencionados (em torno de R$ 110/120 milhões).

De qualquer forma, seja qual for o custo, o importante é viabilizar a obra sem ônus para o clube. Se o SPFC de fato negociar o ‘naming right’ do Morumbi, como também informou Paulo Pontes, essa meta é plenamente viável.

Por fim, outra nova informação, fornecida pelo site Uol: ao contrário do que disse PVC, a modernização do Morumbi seria concluída em 18 meses, e não em 30 meses, como ele havia informado. Assim, caso o clube inicie as obras em julho de 2011 (estimativa razoável, considerando que o acordo deve ser assinado em Abril), o estádio já ficaria pronto antes mesmo da Copa das Confederações.

Sim, eu sei que a Fifa oficializou a exclusão do estádio para a Copa 2014. Mas para a Copa das Confederações, ainda não há solução. O torneio precisa ter RJ ou SP como uma de suas sedes, por razões comerciais, e como a reforma do Maracanã ainda está lenta e como o Itaquerão não ficará pronto a tempo, o Morumbi seria uma alternativa (hipótese reconhecida até pelo prefeito Kassab).

Siga o blog no twitter: @blogdonavarro_

About these ads

43 responses to “SPFC fará novo projeto para cobertura do Morumbi. Clube analisa propostas de 2 empresas interessadas em bancar a obra

  1. Pingback: Parceria para cobertura do Morumbi será anunciada nos próximos dias. FIFA elogia localização do Morumbi « Blog do Navarro

  2. Wesley Abril 3, 2011 às 11:45 am

    Bom, a cobertura é necessidade de qualquer clube que deseja maior conforto para seus ” clientes ” torcedores, se for realmente implementada, concerteza será agregada mais valor ao patrimonio tricolor.
    Entretanto, para realmente se adequar aos encargos da FIFA, lembro eu que um dos problemas sérios do atual Morumbi, sao seus pontos-cegos, e a distancia das arquibancadas em relação ao campo, será que nao seria possivel em uma proxima etapa futuramente focar-se nessa situaçao ?

    Abçs

  3. Wesley Abril 3, 2011 às 11:43 am

    Bom, a cobertura é necessidada de qualquer clube que deseja maior conforto para seus ” clientes ” torcedores, se for implementada concerteza será agregada mais valor ao patrimonio tricolor.
    Entretando, para realmente se adequar aos encargos da FIFA, lembro eu que uma dos problemas sérios do atual Morumbi, sao seus pontos-cegos, e a distancia das arquibancadas em relação ao campo, será que nao seria possivel uma proxima etapa futuramente focar-se nessa situaçao ?

    Abçs

  4. José Roberto Abril 2, 2011 às 2:06 am

    Navarro e Compaheiros.
    Sei da preocupação, ansiedade e porque não temor de alguns em relação as reformas do Morumbi, principalmente com toda sacanagem do rt, cbf e imprensa contra as pretenções e realizações do nosso Tricolor.
    Mas tem um porém. Acompanho o São Paulo desde 1956 ví o título Paulista de 1957 e depois só em 1970 quando estava no Exército.
    A década de 60 foi um terror não ganhamos nada, assistia o Santos ser campeão dia sim, dia não, o Palmeiras de vez em quando levava um troféu para casa e nós nada, o time era sempre meia boca em relação aos outros, embora tenhamos criado grandes ídolos, Roberto Dias que o diga.
    Mas nessa longa época de vacas magras em relação ao futebol, acompanhei o crescimento do clube principalmente no estádio e patrimônio, mesmo sendo ainda garoto me enchia de orgulho e esperança.
    Quando estive pela primeira vez no Morumbi no dia da inauguração 02/10/1960, só com o anel inferior e metade do segundo, com 56.448 pessoas naquele São Paulo 1 X 0 contra o Sporting com gol do Peixinho, aos 12 minutos do primeiro tempo, boquiaberto com os olhos cheios de lágrima, coração acelerado afinal tudo aquilo era nosso e ainda tinha um longo caminho para fechar todos os aneis, era um senhor estádio, mas no meio do nada.
    Lembro como se fosse hoje, um senhor que estava sentado ao nosso lado, confessou ser torcedor do Palmeiras, que fez o seguinte comentári: “Esse estádio será o orgulho do povo de São Paulo” essa frase nunca saiu da minha cabeça,meu peito parecia que ia explodir de tanta alegria.
    Estive também na inauguração total no dia 25 de janeiro de 1970. A partida de comemoração foi entre São Paulo e Porto, de Portugal, e terminou empatada em 1 a 1. Vieira Nunes abriu o placar para a equipe portuguesa, aos 32 minutos de jogo. Miruca empatou para o São Paulo aos 35 minutos do primeiro tempo.
    Para quem viu o que era em 1960, depois concluido em 1970, não posso sequer duvidar da capacidade dos nossos dirigentes e na força do nosso São Paulo Futebol Clube.
    Tenham fé e muita confiança, nossos sonhos serão realizados com certeza.

    • Fábio de Barros Freire Junho 20, 2011 às 3:58 pm

      O senhor é um privilegiado por ter vivido tudo isso e garanto que a mesma emoção que o senhor teve ao adentrar nossa casa-mãe, é a mesma emoção (que se renova) a cada jogo que posso acompanhar do clube mais vitorioso deste país em NOSSO estádio. A emoção de entrar no acesso que nos leva às arquibancadas e vislumbrar aquele campo maravilhoso e a grandeza sem par de nosso estádio, mais uma vez: renova e enche de orgulho cada torcedor tricolor.

      Na década de 90, muitas vezes eu ia ao Morumbi aos sábados para pintar bandeiras e não havia coisa mais gostosa do que pegar um sol nas arquibancadas, sentado ainda no concreto (não havia as cadeiras) e ver toda a grandiosidade do clube, naquele momento de solidão (dia sem jogo)… a contemplação de tudo aquilo, com toda aquela paz, me fazia refletir toda a batalha que nossa gente teve para impor nossas cores de forma triunfal no cenário mundial.

      Não há nada mais belo do que o SPFC, vulgo “Fuderosão das Américas”

  5. Pingback: Novidades da reforma do Morumbi « Blog do Navarro

  6. Mauricio Março 31, 2011 às 12:33 am

    Navarro, como perguntei a pouco. Esse projeto inclui reformas internas? Aproximação das arquibancadas ao campo? Ainda acho mto longe do campo. Não adianta colocar uma cobertura e não arrumar por dentro.. mas enfim, será um grande avanço.

    obrigado

  7. Pingback: Cobertura do Morumbi mais em conta? « Blog do Navarro

  8. Ensulsitilica Março 8, 2011 às 8:58 am

    Por que nao:)

  9. alex Março 5, 2011 às 1:52 am

    Não sei q frescura e essa do São Paulo escolher a cobrtura q não atrapalhe o time jogar no morumbi, se precisar jogar em outro estádio q escolha a melhor e mais bonita, não é porq é “dado” q tem q colocar qualquer coisa.

    joga no pacaembu, canindé, arena.

  10. Danillo Março 3, 2011 às 1:47 pm

    Muito boa essa iniciativa do São Paulo, mais tenho certeza que a cobertura vai influenciar ainda mais nas vitórias do São Paulo pois já é difícil ganhar do Time no Morumbi coberto com a pressão da torcida vai ser mais difícil ainda acredito eu.
    Então… Que a copa do mundo seja realizada a onde eles quiserem eu só acho que o São Paulo fez o certo pois poderia prejudicar o time querendo fazer investimentos absurdo somente para realizar a abertura da copa.
    Fico Feliz por essa diretoria ter pensado no São Paulo como um todo, e ter desistido de fazer loucura.
    É o São Paulo que importa, o resto agente resolve aos poucos mais precisamos preservar o Tricolor, pois a Copa vai passar e o tricolor precisa continuar forte é isso que realmente importa dando continuidade em ser uma máquina de ganhar titulos e fazer jogadores, isso é ser São Paulo o resto a gente tolera… Saudações Tricolores incomodam muita genteeeeeeeeeeee Tamu junto Tricolor….

  11. Danillo Março 3, 2011 às 8:46 am

    Muito boa essa iniciativa do São Paulo, mais tenho certeza que a cobertura vai influenciar ainda mais nas vitórias do São Paulo pois já é difícil ganhar do Time no Morumbi coberto com a pressão da torcida vai ser mais difícil ainda acredito eu.
    Então… Que a copa do mundo seja realizada a onde eles quiserem eu só acho que o São Paulo fez o certo pois poderia prejudicar o time querendo fazer investimentos absurdo somente para realizar a abertura da copa.
    Fico Feliz por essa diretoria ter pensado no São Paulo como um todo, e ter desistido de fazer loucura.
    É o São Paulo que importa, o resto agente resolve aos poucos mais precisamos preservar o Tricolor, pois a Copa vai passar e o tricolor precisa continuar forte é isso que realmente importa dando continuidade em ser uma máquina de ganhar titulos e fazer jogadores, isso é ser São Paulo o resto a gente tolera… Sudações Tricolores incomodam muita genteeeeeeeeeeee Tamu junto Tricolor….

  12. Thadeu Março 2, 2011 às 9:40 pm

    Agora se eu fosse o presidente do São Paulo também não deixaria jogar a Copa das Confederações no Morumbi. Que arrumem outro.

    • Paulo Lima da Silva Março 2, 2011 às 10:01 pm

      Concordo!

      Afinal, não temos um estádio com qualidades e exigências da fifa. Se quiserem jogar no “meia boca” do morumbi, que joguem no estádio do Corinthians, que vai estar pela metade ainda (e olhe lá). Aposto que se o SP não disponibilizar o morumbi para as confederações, o bicho pega. Até onde sei, nenhum dos projetos está previsto para terminar antes dela.

  13. RICADONI Março 2, 2011 às 8:12 pm

    Navarro, vc tem alguma informação sobre a construção das 100 suítes que o clube pretende construir no estádio, imagino que será ao redor de todo o anel intermediário, vc já viu o projeto arquitetônico, sabe o prazo para isso sair do papel ?

    Com relação as cores dos assentos, também concordo com a maioria, o ideal é colocar apenas assentos vermelhos, aqueles assentos da arquibancada no formato de ondas serão substuídos por modelos mais modernos no futuro próximo, pois são ultrapassados, espero que quando isso acontecer abandonem esse formato de ondas tricolores, não ficou bom, o vermelho é a cor que nos distingue dos demais times do estado.

  14. jnunes Março 2, 2011 às 5:15 pm

    navarro boa tarde:

    navarro depois de ver-los alguns links de alguns estádios espalhados pela europa e outros continentes em geral,eu estou convencido que o nosso estádio o morumbi vai ser mesmo feita a cobertura no formato do estádio da luz!!!eu não tenho nenhuma dúvida que é o formato ideal para o morumbi…

  15. jnunes Março 2, 2011 às 5:13 pm

    navarro boa tarde:

    navarro depois ver-los alguns links de alguns estádios espalhados pela europa e outros continentes em gera,eu estou convencido que o nosso estádio o morumbi vai ser mesmo feita a cobertura no formato do estádio da luz!!!eu não tenho nenhuma dúvida que é o formato ideal para o morumbi…

  16. Ale Março 2, 2011 às 4:14 pm

    Alguém sabe se o São Paulo contratará outra empresa para idealizar o novo projeto de cobertura? O estádio da Luz de Lisboa que utiliza o formato chapéu é de autoria da empresa australiana Populous (arquitetura), a mesma que projetou o Estádio Olímpico de Sydney na Austrália e o novo estádio do Algarve em Portugal. Além do Emirates Stadium entre outros que são verdadeiras obras de arte. É de sua autoria também o projeto do estádio das Dunas em Natal para a copa de 2014.

    http://portfolio.populous.com/portugues/index.html#

  17. Junior Ferraz Março 2, 2011 às 3:06 pm

    Além da cobertura, o SPFC deveria seguir a idéia do Benfica e padronizar as cadeiras todas para a cor vermelha (como este Estadio do Dragão). Ficaria lindo e único no Brasil. Com certeza criaria uma identificação enorme com as cores do SPFC.
    É só seguir como está sendo feito nas cadeiras inferiores (vide foto: http://4.bp.blogspot.com/_5czD7uDKE3c/S8hYlRVs2QI/AAAAAAAAP8Y/aJsO85RzlPc/s1600/Tour+pelo+Est%C3%A1dio+do+Morumbi+083.JPG).
    Esta idéia anterior de 4 cores, foi numa época que o Morumbi era quase um “campo neutro”! Neutro uma pinóia!!! O Morumbi é a casa do Tricolor Paulista!!!

  18. Diego Felipe Março 2, 2011 às 2:23 pm

    Ale, vi as fotos desse estádio da Luz em Lisboa e achei muito lindo velho, o são paulo podia usar aquele tipo de cobertura, e seria muito interessante o tricolor colocar as cadeiras igual a deles, todas vermelhas, com o nome da Coca em Branco, daí pra completar poderiamos colocar faixa pretas… quem sabe o tricolor nao consegue fechar um acordo com a Coca Cola, uma pena que não tem como aproximar a arquibancada do campo… O grande problema, é que é complicado acabar com o Morumbi pelo fato de ter todo uma história, mais eu acho que a melhor idéia, seria fazer igual o Arsenal, que jogava no seu estádio e construiu um estádio novo, o Emirates Stadium… ^^

    Mais com as mudanças como cobertura, ajeitar banheiros, cadeiras, acesso com monotrilho, praça suspensa, isso melhorar e muito o MorumTRI ^^

  19. jnunes Março 2, 2011 às 2:21 pm

    meus amigos independente se vão serem no formato das arenas de PORTUGAL ou da propria GMP o importante mesmo é que o nosso estádio vai ficar muito bonito e isso é o que é mais importante os 2 formatos ficam muito bonitos!!!

  20. thiagovm Março 2, 2011 às 1:11 pm

    Se transformarmarmos essa Arena25 em Arena21 (Embratel), abrimos uma concorrência para a Telefônica. Poderia ser Arena15 também (desvinculando o número da capacidade de público e associando ao código da operadora).

    É uma idéia a ser explorada pelos interessados.

    Abs,

  21. Henrique Março 2, 2011 às 1:06 pm

    E se for do modo postado pelo Ale, creio que dê pra fazer sim a Arena Multiuso

  22. Henrique Março 2, 2011 às 1:02 pm

    O da GMP é o ideal, porém se seguir nessa linha dos de Portugal não ficará ruim. Ambos serão bons.

    Sobre a Arena 25, é possível fazer um palco atrás do gol pelo fato de não ser um palco do tamanho que seria para o estádio todo e sim um palco para uma casa de show que é inifinitamente menor. A Arena 25 será isso, uma casa de shows onde a pista (campo atrás do gol) caberiam 5 mil pessoas, a geral do Concept Hall caberia cerca de 1000 pessoas, a numerada caberia 4 mil pessoas e a arquibancada (atual amarela) caberiam suas 10 mil pessoas. Isso claro falando de forma arredondada. Mas para isso acontecer, aquele poço que tem em volta o estádio deve ser retirado.

    Estou ancioso para ver como será a cobertura! Se for mais caro rezo para que seja melhor que o da GMP.

  23. @lgcadv Março 2, 2011 às 12:43 pm

    Caraca…se ficar parecido com essas arenas de Portugal, vai ficar furioso o negócio…

  24. Cely Março 2, 2011 às 12:15 pm

    Uma boa notícia! A Telefônica tem concorrência.
    Isso é muito bom pro Sampa, ter mais bala pra
    negociar o naming right!

  25. Ale Março 2, 2011 às 12:08 pm

    Boa notícia, espero que se concretize. Independente de copa o mais importante é o São Paulo seguir se modernizando e assim valorizando cada vez mais o torcedor Tricolor. Eu particularmente gostei da proposta da GMP, mas esta idéia no formado de arcos não desagrada. Segue um link com algumas imagens da estrutura do estádio e da cobertura do Estádio da Luz em Lisboa.

    http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?p=49036337

  26. Paulo Barbosa Março 2, 2011 às 11:51 am

    Bem, pelo jeito o negócio não estava tão encaminhado como o JJ falava…

    Já foi um passinho para trás…

    Eu não duvido, mas não acredito…em época de eleição e com toda essa suposta indefinição quanto ao estádio da copa, é normal que esse tipo de balão de ensaio seja jogado na mídia.

    Me parece mais uma pressão do JJ para cima dos que defendem o Itaquerão, querendo fortalecer a viabilidade do Morumbi perante a essas dificuldades de se viabilizar o Itaquerão.

    Algo tipo assim: “Para que perder tempo e dinheiro, e ainda correr o risco de não cumprirem os prazos, se o Morumbi está encaminhado?”

    Resta saber se no mento em que começarem as obras em Itaquera esse projeto vai ser levado adiante.

    • blogdonavarro Março 2, 2011 às 11:57 am

      Tá encaminhado sim. O acordo será fechado dentro de 30 dias.

      • José Roberto Abril 2, 2011 às 1:22 am

        Paulo.
        Mais do que nunca o São Paulo tem que modernizar r viabilizar maior quantidade de receitas possíveis senão ficará para trás em relação a outros estádios mais modernos, embora ainda credite que o galinhão não sairá do papel.
        Como pode ser jogada eleitoreira se já foi investido mais de 80 milhões até o momento, se não houver impedimento pela justiça o Juju ganha com um pé nas costas, o que ele já realizou em Cotía é o sufucuente para reelege-lo.
        É compreensiva sua desconfiança porque o projeto é caro e por não estar mais credenciado para a copa, mas na minha opinião é o que menos importa afinal a copa terá duração de 30 dias e essas obras trarão benefícios e valorização por décadas.
        O São Paulo sempre foi diferenciado veja o que temos.
        Temos que acreditar mais nos nossos dirigentes que ao longo dos anos os eleitos sempre deram continuidade ao que foi iniciado pelo antecessor.
        Um abraço

  27. thiagovm Março 2, 2011 às 11:45 am

    Navarro, o tal “formato chapéu”, significa que a cobertura não fará parte da estrutura do estádio, ou seja, será uma construção a parte.

    Ainda com relação à Arena25, insisto que o formato de cobertura não vai definir o isolamento desta ou não. Isto independe. Até porque a cobertura não fará parte da estrutura do estádio.
    Também como disse antes, não creio ser possível montar um palco atrás do gol possibilitando vista para um público de 25 mil pessoas. Eu acho que o palco avançará o campo, porém por ser de estrutura simples, possibilitará ser removido facilmente.

    Com relação às estruturas apresentadas até o momento, na minha opinião a da GMP é a mais bonita, mas penso que estruturas formadas por arcos sejam as mais ideais para o estádio (desconsidero a do Ruy Otake por considerá-la horrível). A do estádio benfiquista é ótima.

    Sds,

    • blogdonavarro Março 2, 2011 às 12:09 pm

      Obrigado pelo esclarecimento sobre o formato chapéu.

      Quanto à arena, pelo que sei influencia sim. Para isolar a arena 25 é necessário
      ter uma barra horizontal que daria sustentação à uma espécie de cortina, que
      seria fechada em dias de shows.

      Nesse post AQUI tem duas imagens interessantes sobre a arena.

      Por fim, concordo com vc. O projeto da GMP é maravilhoso.

      • thiagovm Março 2, 2011 às 1:07 pm

        Concordo que deve existir uma estrutura para dar sustentação à uma cortina, mas eu imagino que esta estaria prevista na cobertura criada pela GMP, porém na parte interna (não visível na vista superior), pois isso foi um pedido do São Paulo FC à GMP na época.

        Eu não gostei desta cobertura mostrada pelo Daniel Perrone.

        De toda forma, o Adalberto diz que a estrutura será composta por arcos, como os utilizados em Portugal, e nenhum dos projetos (apenas o horroroso do Ohtake) tem os tais arcos.

        PS.: Já tinha visto este seu post. Sou leitor assíduo, rs.

        Abs,

        • blogdonavarro Março 2, 2011 às 1:42 pm

          Nas imagens (inclusive internas) da cobertura da GMP não vi esse suporte.

          Agora, tb fiquei curioso sobre o comentário do Adalberto. O único projeto que tem arco
          é aquele postado pelo Daniel Perrone (q eu tb nõa gostei nem um pouco)- e ainda assim, tem apenas 1 arco. Adalberto
          falou em ‘arcoS’.

          Então, acho que devemos ter um projeto novo mesmo…

          abs!

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

Junte-se a 11.145 outros seguidores